Umuarama

Criança ferida por portão recebe socorro aéreo e é encaminhada a Umuarama; vídeo

Um menino de 2 anos foi internado em estado grave no Hospital e Maternidade Norospar, em Umuarama, após ser atingido por um portão enquanto brincava na residência da família, em Iporã, nesta quarta-feira (9). O caso mobilizou equipes médicas e contou com apoio do helicóptero do Serviço Aeromédico do Paraná, que realizou o translado emergencial.

De acordo com informações obtidas com fontes locais, a criança foi socorrida por um cuidador e levada ao Hospital e Maternidade Cyro Silveira, em Iporã, com lesão na cabeça. Devido à gravidade do caso, foi decidido o encaminhamento para Umuarama, inicialmente por ambulância.

Durante o trajeto, já na altura do município de Cafezal do Sul, a equipe do Serviço Aeromédico do Paraná interceptou a ambulância para realizar a transferência aérea e agilizar o atendimento. A criança foi então levada de helicóptero até a Norospar, onde permanece internada em estado grave.

De acordo com boletim médico do Hospital e Maternidade Norospar, a criança sofreu uma fratura craniana e foi atendida inicialmente no pronto-socorro, sendo posteriormente encaminhada à UTI pediátrica. Ela recebe cuidados intensivos, encontra-se em estado estável e não corre risco de morte.

Serviço Aeromédico do Paraná

Quando foi implantado no Estado, em agosto de 2007, o serviço aeromédico do Paraná contava com apenas um helicóptero da PRF, com equipe e equipamentos médicos da Sesa, em parceria com o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de Curitiba. Era coordenado pelas forças militares e atuava diretamente apenas no atendimento e remoção de vítimas de trauma.

Em 2014 houve a ampliação do serviço com a inclusão de aeronaves próprias da Sesa, de um avião em Curitiba e um helicóptero em Cascavel, com equipes médicas e equipamentos para todo tipo de atendimento: além do trauma, emergências clínicas, infartos, AVCs, neonatos. Outra novidade foi que passou a ser acionado diretamente pelas Centrais de Regulação Médica de Urgência do Complexo Regulador do Estado.

Em 2016 houve a implantação de helicópteros em Londrina e Maringá (responsável por atender Umuarama e região), e em 2018 em Ponta Grossa, completando assim a frota atual do Serviço Aeromédico do Estado, no modelo assistencial que é mantido até hoje.

Rudson de Souza

Recent Posts

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

19 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

48 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais