Foto: Ilustrativa/Wavebreakmedia/Deposit Photos
Candidatos interessados em participar da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm até as 23h59 desta terça-feira (8), no horário de Brasília, para solicitar isenção da taxa de inscrição. O procedimento deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do sistema da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do certame, utilizando o login único da conta Gov.br.
A taxa única para participação no concurso custa R$ 70 e os candidatos devem pagá-la até o dia 21 de julho. O mesmo endereço eletrônico usado para a inscrição também permite que os participantes anexem a documentação necessária para comprovar o direito à gratuidade.
Segundo as regras estabelecidas no edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa de inscrição:
A organização do concurso alerta que a simples participação em programas sociais ou o fato de já ter obtido isenção em outras seleções não garante automaticamente o benefício nesta edição. Além disso, a organização poderá eliminar, em qualquer fase do processo seletivo, os candidatos que prestarem informações falsas e responsabilizá-los legalmente pelo ato.
Uma retificação no edital, publicada na última quinta-feira (3), alterou a exigência para os inscritos no CadÚnico: não é mais necessário preencher o Número de Identificação Social (NIS) no momento de solicitar a isenção.
Candidatos que se enquadram como bolsistas do Prouni ou beneficiários do Fies deverão selecionar, no sistema de inscrição, a opção de isenção correspondente à sua condição.
Já os doadores voluntários de medula óssea deverão apresentar a documentação comprobatória da doação, incluindo:
Os arquivos devem ser enviados nos formatos JPG, JPEG, PNG ou PDF, com tamanho máximo de 5MB. A organização do concurso não aceitará documentos enviados por fax, e-mail, correios, entregues pessoalmente ou apresentados no dia da prova.
A solicitação de isenção do CNU 2025 será analisada pela Fundação Getulio Vargas. A banca organizadora consultará os órgãos gestores dos programas CadÚnico, Prouni, Fies e o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) para verificar a veracidade das informações fornecidas.
O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 10 de julho, no site oficial do concurso. Candidatos que tiverem a solicitação indeferida poderão entrar com recurso em até dois dias úteis após a divulgação. O resultado final da análise dos recursos está previsto para o dia 18 de julho.
O Concurso Público Nacional Unificado 2025, apelidado de “Enem dos Concursos”, oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. As provas serão aplicadas em duas etapas: a primeira fase, com questões objetivas, está prevista para outubro; e a segunda fase, composta por provas dissertativas, ocorrerá em dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa.
Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos. O candidato poderá se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e deverá indicar sua ordem de preferência pelas vagas.
A estrutura do CNU 2025 busca centralizar e padronizar os processos seletivos do serviço público federal, ampliando o acesso e a transparência na disputa pelas vagas.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Leia também: Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais