Ação rápida da Polícia Militar salvou a vida de um bebê que estava sem respirar em Sarandi, na quinta-feira (3) (Foto AEN)
Uma equipe da Polícia Militar do Paraná salvou a vida de um bebê de cinco meses que estava engasgado e sem respirar na tarde de quinta-feira (3), em Sarandi, na região metropolitana de Maringá.
O chamado de emergência levou os policiais até a residência da criança, onde encontraram o bebê desacordado nos braços da família. Diante da gravidade, os militares assumiram o atendimento imediato.
Um dos policiais iniciou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. A ação rápida foi determinante para que a criança expelisse o objeto e voltasse a respirar.
Após o salvamento, a equipe encaminhou o bebê a uma unidade de saúde. Segundo avaliação médica, a criança não sofreu sequelas e encontra-se fora de perigo.
Um bebê de apenas 3 meses morreu em abril deste ano após se engasgar com leite materno em uma comunidade rural localizada a cerca de 10 quilômetros do centro de Umuarama, próximo da saída para Xambrê.
De acordo com informações repassadas pelas autoridades, foi o pai, de 28 anos, que percebeu o engasgamento por volta das 6h30 e imediatamente levou o bebê ao Pronto Atendimento Municipal com o apoio de parentes. A mãe, de 25 anos, convive com o pai.
Apesar da tentativa rápida de socorro, a equipe médica do Pronto Atendimento confirmou que a criança já havia chegado sem vida à unidade. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou os procedimentos realizados no local.
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros fundamental e pode ser decisiva para salvar vidas em casos de engasgo, quando a pessoa sofre uma obstrução das vias aéreas por alimento ou outro objeto.
Essa obstrução impede a respiração e, se não for rapidamente resolvida, pode levar à perda de consciência e até à morte por asfixia.
A importância da manobra está justamente em sua simplicidade e eficácia: ela permite que qualquer pessoa, mesmo sem formação médica, consiga ajudar em uma situação emergencial até a chegada de atendimento profissional.
A técnica consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes logo acima do umbigo, com o objetivo de gerar uma pressão suficiente para expulsar o corpo estranho das vias respiratórias.
Em crianças e adultos conscientes, a manobra deve ser feita com cuidado, respeitando a força aplicada de acordo com o porte da vítima.
Em bebês de até um ano, a abordagem é diferente: utilizam-se cinco tapas nas costas seguidos de cinco compressões torácicas com os dedos, sempre com o bebê de bruços e com a cabeça levemente inclinada para baixo.
Saber como aplicar a manobra de Heimlich é um conhecimento que pode fazer toda a diferença em momentos críticos, principalmente em situações domésticas, como durante a alimentação de crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de deglutição.
Por isso, é importante que pais, cuidadores, professores e qualquer cidadão estejam familiarizados com essa técnica de emergência.
OBemdito com informações da AEN
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais