Paraná

Bebê de cinco meses à beira da morte é salvo por PMs em situação de desespero

Uma equipe da Polícia Militar do Paraná salvou a vida de um bebê de cinco meses que estava engasgado e sem respirar na tarde de quinta-feira (3), em Sarandi, na região metropolitana de Maringá.

O chamado de emergência levou os policiais até a residência da criança, onde encontraram o bebê desacordado nos braços da família. Diante da gravidade, os militares assumiram o atendimento imediato.

Um dos policiais iniciou a manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas. A ação rápida foi determinante para que a criança expelisse o objeto e voltasse a respirar.

Após o salvamento, a equipe encaminhou o bebê a uma unidade de saúde. Segundo avaliação médica, a criança não sofreu sequelas e encontra-se fora de perigo.

Morte em abril

Um bebê de apenas 3 meses morreu em abril deste ano após se engasgar com leite materno em uma comunidade rural localizada a cerca de 10 quilômetros do centro de Umuarama, próximo da saída para Xambrê.

De acordo com informações repassadas pelas autoridades, foi o pai, de 28 anos, que percebeu o engasgamento por volta das 6h30 e imediatamente levou o bebê ao Pronto Atendimento Municipal com o apoio de parentes. A mãe, de 25 anos, convive com o pai.

Apesar da tentativa rápida de socorro, a equipe médica do Pronto Atendimento confirmou que a criança já havia chegado sem vida à unidade. A Polícia Militar foi acionada e acompanhou os procedimentos realizados no local.

A manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros fundamental e pode ser decisiva para salvar vidas em casos de engasgo, quando a pessoa sofre uma obstrução das vias aéreas por alimento ou outro objeto.

Essa obstrução impede a respiração e, se não for rapidamente resolvida, pode levar à perda de consciência e até à morte por asfixia.

A importância da manobra está justamente em sua simplicidade e eficácia: ela permite que qualquer pessoa, mesmo sem formação médica, consiga ajudar em uma situação emergencial até a chegada de atendimento profissional.

A técnica consiste em aplicar compressões abdominais rápidas e firmes logo acima do umbigo, com o objetivo de gerar uma pressão suficiente para expulsar o corpo estranho das vias respiratórias.

Em crianças e adultos conscientes, a manobra deve ser feita com cuidado, respeitando a força aplicada de acordo com o porte da vítima.

Em bebês de até um ano, a abordagem é diferente: utilizam-se cinco tapas nas costas seguidos de cinco compressões torácicas com os dedos, sempre com o bebê de bruços e com a cabeça levemente inclinada para baixo.

Saber como aplicar a manobra de Heimlich é um conhecimento que pode fazer toda a diferença em momentos críticos, principalmente em situações domésticas, como durante a alimentação de crianças pequenas ou pessoas com dificuldade de deglutição.

Por isso, é importante que pais, cuidadores, professores e qualquer cidadão estejam familiarizados com essa técnica de emergência.

OBemdito com informações da AEN

Rudson de Souza

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

33 minutos ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

2 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

3 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

3 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

4 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais