Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025 nas primeiras semanas do prazo vão receber a restituição referente ao segundo lote do ano, nesta segunda-feira (30). Conforme divulgado pela Receita Federal, este é o maior lote da história, tanto em número de beneficiados quanto em valor, totalizando R$ 11 bilhões destinados a 6.545.322 contribuintes, incluindo restituições residuais de anos anteriores.
O pagamento abrange diferentes grupos prioritários, com a seguinte distribuição:
Apesar de a prioridade por lei contemplar apenas idosos, pessoas com deficiência e professores, a Receita Federal ampliou a preferência para quem utilizou dois procedimentos juntos — a declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix. Neste lote, não haverá pagamentos a contribuintes sem prioridade.
Leia também: Consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda é liberada pela Receita
A Receita Federal liberou a consulta ao lote de restituição no último dia 23, e os contribuintes podem consultá-la diretamente no site (clique aqui). Para isso, o contribuinte deve acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar essa consulta pelo aplicativo da Receita, disponível para tablets e smartphones.
O crédito será feito na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Caso o contribuinte não apareça na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, envie uma declaração retificadora e aguarde os próximos lotes da malha fina.
Se o Banco do Brasil não depositar a restituição na conta indicada — por exemplo, em caso de conta desativada — o valor ficará disponível para resgate por até um ano. O contribuinte pode agendar o crédito para qualquer conta bancária em seu nome, usando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco nos telefones:
Após o prazo de um ano, se o contribuinte não resgatar o valor, ele deve solicitar a restituição no Portal e-CAC, acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais