Foto: Reprodução/Metrópoles
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (29), durante manifestação na Avenida Paulista, que os atos de 8 de janeiro de 2023 foram “orquestrados pela esquerda”. Ele negou qualquer tentativa de golpe de Estado e classificou o processo que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) como “fumaça de golpe”.
O evento, intitulado “Justiça Já”, teve como foco protestar contra os julgamentos de bolsonaristas envolvidos nos atos de depredação em Brasília. Esta foi a sexta manifestação convocada por Bolsonaro desde que deixou a Presidência da República, em dezembro de 2022. No entanto, teve a menor adesão registrada: 12,4 mil pessoas, conforme levantamento do Monitor do Debate Político da Universidade de São Paulo (USP).
No alto de um carro de som, ao lado de aliados como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro tentou desmontar a tese de que houve tentativa de golpe após sua derrota nas eleições de 2022.
Ele citou a transição de governo, elogiada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e a nomeação de comandantes das Forças Armadas a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Quem quer dar golpe nomeia comandante a pedido do adversário?”, questionou.
Sobre o 8 de janeiro, disse que Lula “sabia o que ia acontecer” e que “sumiram as imagens de quase 200 câmeras”. Segundo Bolsonaro, o ataque aos prédios públicos ocorreu antes da chegada de manifestantes acampados em quartéis.
O ex-presidente também atacou o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sem mencionar ministros. Criticou as penas aplicadas aos envolvidos nos atos e ironizou: “Me processam por uma fumaça de golpe”.
“Se alguém quebrou, que pague. Mas prender em baciada não existe em nosso ordenamento jurídico”, afirmou. Ele ainda minimizou a gravidade da ação: “Nenhuma arma foi apreendida além de um estilingue e bolinhas de gude. Que golpe é esse?”
Os dados do Monitor da USP mostram queda expressiva na adesão aos atos bolsonaristas. Em fevereiro de 2024, 185 mil pessoas compareceram à Paulista. Em abril, esse número caiu para 44,9 mil. Neste domingo, foi de apenas 12,4 mil — redução de 75% em quatro meses.
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos
A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…
Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…
Este site utiliza cookies
Saiba mais