Tempo instável retorna ao Paraná com avanço de frente fria e possibilidade de temporais; em Umuarama, previsão é de pancadas de chuva e máximas de até 26°C (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Após uma semana de frio intenso e registros de geada até mesmo no Litoral, o Paraná enfrenta agora uma nova fase climática: a instabilidade. A chuva que chegou na quinta-feira (26) permanece no Estado durante todo o fim de semana e, no domingo (29), uma nova frente fria deve provocar temporais em diversas regiões.
Segundo o Simepar, nesta sexta-feira (27), o tempo segue encoberto, com chuvas leves na metade Sul e possibilidade de precipitações moderadas com raios no Norte. As máximas podem alcançar 28 °C. Em Umuarama, o tempo se mantém parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas até domingo, com temperaturas variando entre 14°C e 26°C.
No sábado (28), as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul estão mais propensas a temporais isolados. Já os Campos Gerais e áreas do Norte do Estado terão tempo firme com predomínio de sol. As temperaturas mínimas se mantêm acima dos 10 °C em todas as regiões, e as máximas voltam a subir.
“Estamos sob a influência de um sistema quente que se desloca do Mato Grosso do Sul em direção ao Sul do país. A chuva mais intensa está prevista para sábado no Rio Grande do Sul e, no Paraná, os efeitos serão mais sentidos no domingo com a chegada de uma frente fria”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.
Essa nova frente fria se formará sobre o Centro-Sul da Argentina e Uruguai, avançando até o Paraná no domingo. As regiões Oeste, Sudoeste e Campos Gerais devem ser as mais atingidas por rajadas de vento e pancadas fortes. O acumulado de chuva pode chegar a 40 mm no Oeste, e a até 20 mm no Centro e Leste do Estado.
Apesar da frente fria, as temperaturas devem cair de forma moderada na próxima semana, com mínimas na casa dos 5 °C na região Sul.
Com a rápida elevação das temperaturas e aumento da umidade, diversos moradores no Norte, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba relataram o surgimento de condensação nas paredes e pisos de suas casas. “O ar quente e úmido, ao entrar em contato com superfícies ainda frias devido à massa de ar polar, provoca a condensação do vapor d’água, fazendo com que pisos e paredes ‘suem’”, explica Mendes.
Com 120 estações meteorológicas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece previsões e dados técnicos atualizados duas vezes ao dia. As informações detalhadas sobre cada um dos 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site do Simepar.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais