Umuarama

Fim de semana será marcado por instabilidade e nova frente fria

Após uma semana de frio intenso e registros de geada até mesmo no Litoral, o Paraná enfrenta agora uma nova fase climática: a instabilidade. A chuva que chegou na quinta-feira (26) permanece no Estado durante todo o fim de semana e, no domingo (29), uma nova frente fria deve provocar temporais em diversas regiões.

Segundo o Simepar, nesta sexta-feira (27), o tempo segue encoberto, com chuvas leves na metade Sul e possibilidade de precipitações moderadas com raios no Norte. As máximas podem alcançar 28 °C. Em Umuarama, o tempo se mantém parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas até domingo, com temperaturas variando entre 14°C e 26°C.

No sábado (28), as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul estão mais propensas a temporais isolados. Já os Campos Gerais e áreas do Norte do Estado terão tempo firme com predomínio de sol. As temperaturas mínimas se mantêm acima dos 10 °C em todas as regiões, e as máximas voltam a subir.

“Estamos sob a influência de um sistema quente que se desloca do Mato Grosso do Sul em direção ao Sul do país. A chuva mais intensa está prevista para sábado no Rio Grande do Sul e, no Paraná, os efeitos serão mais sentidos no domingo com a chegada de uma frente fria”, explica o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Essa nova frente fria se formará sobre o Centro-Sul da Argentina e Uruguai, avançando até o Paraná no domingo. As regiões Oeste, Sudoeste e Campos Gerais devem ser as mais atingidas por rajadas de vento e pancadas fortes. O acumulado de chuva pode chegar a 40 mm no Oeste, e a até 20 mm no Centro e Leste do Estado.

Apesar da frente fria, as temperaturas devem cair de forma moderada na próxima semana, com mínimas na casa dos 5 °C na região Sul.

Fenômeno de condensação surpreende moradores

Com a rápida elevação das temperaturas e aumento da umidade, diversos moradores no Norte, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba relataram o surgimento de condensação nas paredes e pisos de suas casas. “O ar quente e úmido, ao entrar em contato com superfícies ainda frias devido à massa de ar polar, provoca a condensação do vapor d’água, fazendo com que pisos e paredes ‘suem’”, explica Mendes.

Simepar intensifica monitoramento

Com 120 estações meteorológicas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar fornece previsões e dados técnicos atualizados duas vezes ao dia. As informações detalhadas sobre cada um dos 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site do Simepar.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

7 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

8 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais