Cotidiano

Concurso da PM será neste domingo para mais de 23 mil candidatos; veja as regras e orientações

A prova do concurso público para soldado da Polícia Militar do Paraná (PMPR) será aplicada neste domingo (29) em 12 municípios paranaenses. Ao todo, 23.491 candidatos disputam uma das 2 mil vagas ofertadas no edital. A seleção será realizada nas cidades de Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Para evitar imprevistos, a orientação da organização é que os inscritos cheguem ao local com ao menos uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 12h45, com o início da prova às 13h.

A entrada só será permitida mediante apresentação de documento de identidade físico e original com foto, cartão de convocação e uso de caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Candidatos que apresentarem documentos digitais ou cópias, mesmo autenticadas, serão impedidos de fazer a prova.

Segundo o 1º tenente Giulliano Augusto Tozetti, chefe da Seção de Concursos da PMPR, conhecer o trajeto até o local com antecedência é fundamental. “Verifique seu trajeto, o tempo de deslocamento e possíveis pontos de congestionamento. Chegue cedo para evitar contratempos e realizar a prova com tranquilidade”, orienta.

Itens proibidos
A posse de aparelhos eletrônicos — como celulares, relógios, fones de ouvido e calculadoras — é terminantemente proibida, mesmo que estejam desligados ou guardados. Não haverá guarda-volumes. Também não serão permitidos bonés, chapéus, óculos escuros ou qualquer tipo de arma. A violação dessas regras resultará na eliminação imediata.

Duração e etapas
A prova, composta por questões objetivas e discursivas, terá duração de 5 horas. A saída da sala será permitida apenas após 3 horas do início, e o caderno de questões poderá ser levado somente por quem permanecer no local por ao menos 4 horas e 30 minutos.

Após essa etapa, os aprovados passarão ainda por exame de capacidade física, avaliação psicológica, exame de sanidade física e investigação social — todos com caráter eliminatório.

A organização e aplicação do concurso estão a cargo do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Detalhes completos podem ser acessados no site oficial.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais