Cotidiano

Gaeco e Detran desmantelam esquema de fraudes na renovação de CNHs no Paraná

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deflagrou nesta quinta-feira (26) a Operação Visão, que investiga um esquema de fraudes na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em diversas cidades do estado. A ação é conduzida pelo núcleo de Maringá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

Foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, quatro de monitoração eletrônica, 14 de busca e apreensão, quatro de afastamento de funções públicas e uma ordem de suspensão das atividades de uma clínica médica. Um Centro de Formação de Condutores (CFC) clandestino foi fechado. O médico investigado foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo.

As ordens judiciais foram expedidas por varas criminais de Sarandi, Santa Fé e Engenheiro Beltrão. As diligências ocorreram em oito cidades do Paraná: Maringá, Sarandi, Santa Fé, Centenário do Sul, Lupionópolis, Engenheiro Beltrão, Peabiru e São Jorge do Ivaí.

A investigação teve início entre setembro de 2024 e o início de 2025, após indícios de fraudes em exames teóricos e médicos para CNH. O foco inicial foram unidades da Ciretran em Sarandi e Engenheiro Beltrão, além de uma clínica em Centenário do Sul. Segundo o Gaeco, servidores públicos, médicos, empresas e particulares teriam atuado em conjunto.

Um dos investigados presos nesta quinta-feira tem quatro condenações definitivas e responde a outras duas ações penais por fraudes envolvendo o Detran. Outro suspeito, também alvo de prisão preventiva, é réu em três processos criminais relacionados a irregularidades na área de trânsito.

O nome da operação, Visão, faz alusão aos casos de motoristas reprovados em exames oftalmológicos, mas considerados aptos após passarem por uma clínica envolvida no esquema. Mesmo com limitações visuais graves, muitos obtinham a renovação do documento de forma irregular.

A operação contou com apoio da chefia do Detran-PR e de sua Unidade de Inspeção e Auditagem, que participou das apurações desde o início. As investigações seguem em andamento.

(OBemdito com informações MP-PR)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

11 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

12 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

12 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

12 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

12 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais