Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Começou nesta segunda-feira (23) o pagamento da parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para os estudantes da rede pública. O valor de R$ 200 corresponde ao chamado ‘incentivo-frequência’ e o governo o destina aos alunos matriculados no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para ter direito ao benefício, o estudante precisa comprovar presença mínima de 80% nas aulas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo do incentivo é estimular a permanência dos alunos no ensino médio, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O repasse do valor está sendo feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. O calendário de pagamento da parcela segue até o final de junho:
A Caixa Econômica Federal, responsável por operacionalizar os repasses, informou que esta etapa do programa deve contemplar aproximadamente 3,2 milhões de estudantes da rede pública.
A Caixa abre automaticamente uma conta poupança em nome do estudante para depositar os valores do Pé-de-Meia. O aluno pode movimentar o dinheiro assim que ele estiver disponível, por meio do aplicativo Caixa Tem — desde que tenha 18 anos ou mais.
Estudantes menores de idade também podem acessar os recursos, mas é necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. Essa autorização pode ser feita no próprio aplicativo, assim como, presencialmente em uma agência da Caixa.
O status dos pagamentos — se aprovados ou rejeitados — pode ser conferido no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Outras informações relacionadas ao benefício também estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos financeiros ao longo do ensino médio. Os valores são acumulativos e variam conforme o desempenho e a trajetória escolar do aluno:
Considerando todos os incentivos, o valor total que o estudante pode receber ao longo do programa pode chegar a R$ 9,2 mil.
O programa Pé-de-Meia atende exclusivamente estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. A proposta do programa é, sobretudo, funcionar como uma poupança educacional, com o objetivo de incentivar a continuidade dos estudos e a conclusão dessa etapa da formação.
De acordo com o MEC, não é necessário se inscrever no programa. Todos os alunos que se encaixam nos critérios estabelecidos são automaticamente incluídos. As exigências principais são a matrícula regular no ensino médio, bem como, o cumprimento da frequência mínima nas aulas.
“O Pé-de-Meia é mais que um incentivo financeiro. É uma estratégia para garantir que o jovem permaneça na escola, conclua os estudos e tenha melhores oportunidades no futuro”, informou o ministério.
Confira os prazos de todo o calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Confira os demais prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o EJA, relativo ao primeiro semestre:
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Leia também: Com 89 mil estudantes do ensino médio elegíveis, Paraná adere ao programa Pé-de-Meia
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais