Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasi
Começou nesta segunda-feira (23) o pagamento da parcela do programa Pé-de-Meia de 2025 para os estudantes da rede pública. O valor de R$ 200 corresponde ao chamado ‘incentivo-frequência’ e o governo o destina aos alunos matriculados no ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para ter direito ao benefício, o estudante precisa comprovar presença mínima de 80% nas aulas. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o objetivo do incentivo é estimular a permanência dos alunos no ensino médio, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O repasse do valor está sendo feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes. O calendário de pagamento da parcela segue até o final de junho:
A Caixa Econômica Federal, responsável por operacionalizar os repasses, informou que esta etapa do programa deve contemplar aproximadamente 3,2 milhões de estudantes da rede pública.
A Caixa abre automaticamente uma conta poupança em nome do estudante para depositar os valores do Pé-de-Meia. O aluno pode movimentar o dinheiro assim que ele estiver disponível, por meio do aplicativo Caixa Tem — desde que tenha 18 anos ou mais.
Estudantes menores de idade também podem acessar os recursos, mas é necessário que o responsável legal autorize a movimentação da conta. Essa autorização pode ser feita no próprio aplicativo, assim como, presencialmente em uma agência da Caixa.
O status dos pagamentos — se aprovados ou rejeitados — pode ser conferido no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Outras informações relacionadas ao benefício também estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.
O programa Pé-de-Meia oferece quatro tipos de incentivos financeiros ao longo do ensino médio. Os valores são acumulativos e variam conforme o desempenho e a trajetória escolar do aluno:
Considerando todos os incentivos, o valor total que o estudante pode receber ao longo do programa pode chegar a R$ 9,2 mil.
O programa Pé-de-Meia atende exclusivamente estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública. A proposta do programa é, sobretudo, funcionar como uma poupança educacional, com o objetivo de incentivar a continuidade dos estudos e a conclusão dessa etapa da formação.
De acordo com o MEC, não é necessário se inscrever no programa. Todos os alunos que se encaixam nos critérios estabelecidos são automaticamente incluídos. As exigências principais são a matrícula regular no ensino médio, bem como, o cumprimento da frequência mínima nas aulas.
“O Pé-de-Meia é mais que um incentivo financeiro. É uma estratégia para garantir que o jovem permaneça na escola, conclua os estudos e tenha melhores oportunidades no futuro”, informou o ministério.
Confira os prazos de todo o calendário do Pé-de-Meia 2025 para o ensino regular:
Confira os demais prazos do calendário do Pé-de-Meia 2025 para o EJA, relativo ao primeiro semestre:
(OBemdito com informações Agência Brasil)
Leia também: Com 89 mil estudantes do ensino médio elegíveis, Paraná adere ao programa Pé-de-Meia
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais