Paraná

Governo propõe ampliação de cargos na PM e na Saúde do Paraná

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa (Alep), nesta segunda-feira (16), dois projetos de lei que ampliam o número de cargos na estrutura estadual. As propostas preveem a criação de 149 novas vagas, sendo 54 na Polícia Militar do Paraná (PMPR) e outras 95 na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Na segurança pública, o objetivo é preparar a estrutura da PM para a implantação de três novas unidades: o 33º e o 34º Batalhões de Polícia Militar, que atenderão as regiões de Curitiba e Almirante Tamandaré, e o 7º Comando Regional da PM, que será instalado em Pato Branco, no sudoeste do estado.

As 54 vagas serão distribuídas entre oficiais e praças: 30 cargos para oficiais, incluindo uma vaga para coronel, três para tenente-coronel, oito para major, dez para capitão e oito para 1º tenente e 24 para praças, sendo 12 sargentos e 12 primeiros-sargentos. A medida também redefine o efetivo da PMPR, que passará a ser de 23.576 policiais.

Segundo o projeto, a reestruturação busca “reforçar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública em diversas regiões do Estado”, além de conferir “agilidade às ações da PM” e reduzir os índices de criminalidade.

Atualmente, o Paraná já conta com concurso público em andamento para o preenchimento de 2 mil vagas na Polícia Militar, com provas marcadas para o próximo dia 29 de junho, em 12 cidades: Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Reforço na área da saúde

O segundo projeto trata da criação de 95 Funções Comissionadas Executivas na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde. Essas funções serão destinadas exclusivamente a servidores efetivos da própria pasta, com o objetivo de fortalecer o assessoramento técnico e administrativo da Sesa.

De acordo com o texto, a medida busca adequar a estrutura funcional às demandas da secretaria e aumentar a eficiência na formulação e gestão de políticas públicas de saúde.

“O fortalecimento do quadro funcional da Secretaria de Estado da Saúde apoiará o desenvolvimento do SUS no Paraná, propiciando maior celeridade e qualidade aos programas e ações ofertados à população paranaense”, diz a justificativa do governo enviada à Alep.

As propostas ainda precisam ser analisadas pelas comissões temáticas e votadas em plenário pelos deputados estaduais.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

2 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais