Umuarama

Profissionais do Samu Noroeste passam por treinamento para aprimorar atendimentos

Profissionais que atuam no Samu Noroeste, com base em Umuarama, participaram de um treinamento para aprimorar os atendimentos prestados à população. O curso aconteceu na última segunda-feira (16), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

OBemdito conversou com Valéria Bononi Gonçalves de Souza, que é coordenadora geral do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp). O consórcio é responsável por gerir o Samu Noroeste, que reúne 101 municípios e atende aproximadamente 1.200.000 habitantes.

Valéria explica que a atividade integra as certificações periódicas, que tiveram início em 2024 e buscam o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde. Todos os servidores do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência – Noroeste (Samu Noroeste) passam pelos treinamentos, que acontecem por equipes. A necessidade do revezamento ocorre me virtude de o serviço ter atuação 7 dias por semana (24 horas por dia).

Os cursos de certificação periódica são anuais e envolvem todos profissionais do Samu, tanto da intervenção quanto da regulação. A capacitação desta semana envolveu alguns técnicos auxiliares da regulação médica (Tarm) e rádio operadores.

De acordo com a coordenadora, o NEP escolhe um tema para o treinamento e apresenta aos colaboradores as informações. Além disso, os instrutores do NEP repassam orientações sobre as normas internas e externas que os profissionais precisam adotar em sua rotina de trabalho.

Melhorando o atendimento do Samu

Conforme Valéria, o NEP tem como um de seus focos melhorar a forma de atendimento prestado à comunidade. Por isso, os participantes aprendem sobre atendimento humanizado, tempo de resposta e como proceder, entre outros aspectos. As capacitações do Samu Noroeste envolvem atividades práticas e teóricas.

“Acredito que as simulações práticas sejam o melhor meio de fazer todos visualizarem como ocorre o procedimento quando ele é executado da forma correta. Assim conseguimos analisar o que precisa ser melhorado, o que pode ser feito e o que não pode. Tudo isso acontece visando a melhoria do serviço. No fim, quem ganha com isso é a população”, explica a coordenadora geral.

Eficiência do tempo de resposta

Um dos assuntos abordados no curso foi a redução do tempo de resposta. Durante a qualificação, a equipe aprendeu como melhorar a coleta do endereço, do estado de saúde da pessoa/paciente, entre outros detalhes.

“Os profissionais de saúde do Samu precisam saber como extrair essas informações do solicitante. Geralmente a pessoa que entra em contato está em uma situação de aflição, pois para chamar o Samu, normalmente alguma coisa realmente está errada. Então, toda equipe precisa saber como coletar essas informações com eficiência e agilidade, para melhorar o tempo de resposta, o que pode salvar vidas”, disse Valéria.

Por fim, a coordenadora geral destaca que até dezembro todos os profissionais do Samu Noroeste passarão por esse processo. A certificação periódica envolve os médicos, enfermeiros, técnicos, intervencionistas, condutores e reguladores do Ciuenp.

Jaqueline Mocellin

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