Umuarama

Aluno de 8 anos morde professora em Umuarama e caso choca pela violência

Uma professora da rede municipal de ensino de Umuarama foi mordida por um aluno de 8 anos dentro da sala de aula nesta segunda-feira (2).

O caso ocorreu quando a docente tentou retirar das mãos do estudante uma régua e uma garrafa, que ele usava para bater um objeto no outro, atrapalhando o andamento da aula.

O episódio revelado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umuarama (Sispumu) trouxe o atual debate sobre a saúde emocional nas escolas e a falta de suporte aos profissionais da educação diante de episódios de violência.

“Quem acolhe o professor?”

Segundo Lígia Strugala, presidente do Sispumu, o aluno foi acolhido pela equipe pedagógica e pela família, mas a professora ficou desamparada.

“O problema que trazemos aqui não é a criança, que foi acolhida. A problemática está além: quem acolheu a professora?”, questiona.

Lígia afirma que o coordenadoria geral de Educação do município estava presente na instituição no momento da agressão e que foi informado do ocorrido, mas nada fez.

“Viu o fato, foi informado da situação e simplesmente ignorou a condição da professora”, denunciou.

Sintoma de um sistema insensível

Para o sindicato, o caso não é isolado. “Ouvir o relato da professora dói, porque não é um caso isolado. É só mais um sintoma de um sistema que perdeu a sensibilidade.

Estamos esquecendo que, por trás de um conteúdo, há um ser humano com corpo, alma, medo e dor, que também precisa ser acolhido”, disse a presidente do Sispumu.

A sindicalista também criticou a forma como a gestão pública lida com o adoecimento dos docentes.

“Quando um professor está de atestado, a gestão entra em pânico e não porque está preocupada com o professor, mas porque quer saber quem irá substituí-lo. O sistema surta com a ausência do professor. A sociedade entra em colapso.”

Alta rotatividade e desvalorização

A dirigente sindical ainda destacou que muitos professores recém-chegados à rede municipal estão desistindo da profissão.

“Nem mesmo os professores novos estão ficando. Você já pensou nisso antes de dizer aquela velha frase: ‘Não está contente, pede as contas?’”, provocou.

Resposta da Secretaria Municipal de Educação

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação informou que irá “tratar o assunto internamente e que não vai se manifestar nesse momento”.

Rudson de Souza

Recent Posts

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

3 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

23 minutos ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

50 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais