Umuarama

Polícia Civil segue investigando morte de menino autista de 6 anos em Umuarama

A Polícia Civil (PCPR) segue investigando a morte de um menino autista de 6 anos em Umuarama. O falecimento aconteceu na noite de quinta-feira (22), durante um procedimento de ressonância magnética realizado em uma clínica particular da cidade. A família da criança é da cidade de Tapejara.

O delegado Leonardo Martinez, da 7ª Subdivisão Policial (7ª SDP) de Umuarama, conduz o inquérito. Nesta sexta-feira (30) ele explicou como está o andamento das investigações. “Algumas documentações já estão de posse da Polícia Civil, como o prontuário médico e outras informações de interesse. Alguns laudos estão em fase de execução pela Polícia Científica. As oitivas irão iniciar nos próximos dias”, informou.

Apesar de o inquérito estar em desenvolvimento, Martinez afirmou que ainda não há uma linha específica sendo seguida pela polícia. “A investigação ainda é prematura para se estabelecer linhas limitadas de raciocínio. Por isso, abordaremos todos os aspectos faticamente possíveis”, declarou.

O que se sabe sobre a morte do menino

A criança de apenas 6 anos faleceu enquanto era realizado um exame, em que foi necessário aplicar anestesia. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), o menino ficou agitado no momento do exame. Por isso, a equipe da clínica aplicou sedação através de pulverização por inalador. Como o sedativo não surtiu efeito, os profissionais do estabelecimento teriam utilizado mais anestesia, dessa vez intravenosa (aplicada com seringa).

Conforme a nota da PM, logo após a administração do anestésico a criança perdeu a consciência e não apresentava batimentos cardíacos. A equipe da clínica acionou o Samu. Em seguida, a equipe de socorristas conseguiu reanimar o menino e o transferiu com urgência ao Hospital Norospar.

A assessoria da Norospar divulgou uma nota de esclarecimento sobre a morte do menino. O hospital informou que a equipe recebeu o paciente em estado gravíssimo e empenhou todos os esforços para reverter a situação, mas ele acabou falecendo.

A confirmação do óbito ocorreu às 20h14 e, em seguida, o corpo foi encaminhado à Polícia Científica/IML. Não foi divulgado o resultado do laudo da Polícia Científica.

Prefeitura de Tapejara acompanha o caso

A Prefeitura de Tapejara encaminhou uma nota de esclarecimento a OBemdito no dia seguinte ao óbito. O Município informou que prestava tratamento ao menino através de consultas especializadas, exames, medicação e atendimento com fonoaudiólogo. Confira as notas da Prefeitura e da Norospar aqui.

OBemdito também manteve contato com a clínica onde ocorreu o exame. Entretanto, a pessoa que conversou com a reportagem informou que a empresa não iria se manifestar sobre o caso.

Investigação

Assim que tomou conhecimento do caso, a 7ª SDP instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias do óbito do menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião, o delegado Leonardo Martinez disse que o inquérito iria reunir documentos médicos, depoimentos de profissionais envolvidos e laudos técnicos. Martinez informou que, apenas após a análise de todo material será possível confirmar a causa da morte da criança.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

20 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

40 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais