Neve cobre paisagem em Cambará do Sul (RS) nesta quinta-feira (29); fenômeno foi impulsionado por ar polar intenso (Foto Reprodução Redes Sociais)
A primeira neve de 2025 no Brasil foi registrada na manhã desta quinta-feira (29) em cidades da região Sul. O fenômeno ocorreu nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, atingindo municípios como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul, com altitudes entre 1.000 e 1.200 metros. Logo após, a cidade catarinense de São Joaquim, no Planalto Sul, também teve registro de neve.
A ocorrência foi provocada por uma forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre a região na quarta-feira (28), derrubando drasticamente as temperaturas. Os termômetros marcaram valores próximos de 0 °C nas áreas mais elevadas de Santa Catarina ao amanhecer.
Segundo a MetSul Meteorologia, o fenômeno foi resultado da interação entre o ar extremamente frio em níveis médios da atmosfera (entre 3.000 e 5.000 metros), a umidade trazida pela circulação de um ciclone extratropical na costa gaúcha, e as altas altitudes dos locais afetados.
Modelos meteorológicos já indicavam desde a semana passada a possibilidade de neve para o fim de maio, devido à intensidade incomum dessa massa polar.
As condições seguem favoráveis à neve nas próximas horas, especialmente entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto Sul de Santa Catarina. Em locais mais baixos, entre 700 m e 1.000 m, como na Serra Gaúcha, o fenômeno pode ocorrer de forma mais fraca, com possibilidade de chuva congelada ou neve misturada à chuva.
O Paraná registrou nesta quinta o dia mais frio do ano, com temperaturas próximas de zero grau em diversas regiões do estado. O município de Palmas, localizado na região sul, marcou a mínima de 0,6°C. A chegada de uma frente fria que avança pelo Sul do país derrubou as temperaturas em todas as regiões paranaenses — inclusive naquelas tradicionalmente mais quentes.
As mínimas surpreenderam até cidades do norte e noroeste, onde os termômetros marcaram menos de 4°C. Em Umuarama, por exemplo, a mínima foi de 4,6°C às 7h, com sensação térmica de 4°C, de acordo com os dados do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). Na capital Curitiba, conhecida pelo frio típico, os termômetros registraram 5,8°C nas primeiras horas da manhã, com sensação térmica de apenas 1°C. Este foi o amanhecer mais gelado do ano na cidade.
De acordo com o Simepar, a estabilidade atmosférica voltou a predominar no Paraná nesta quinta-feira, resultado da atuação de uma intensa massa de ar frio e seco. Esse sistema reforçou o resfriamento e, como resultado, proporcionou um amanhecer gelado, especialmente nas regiões situadas na metade sul do estado.
Confira a lista com as cidades que registraram as temperaturas mais baixas do estado nesta quinta-feira (29), segundo dados oficiais do Simepar:
Leia também: Inmet emite alerta de perigo para queda de temperatura
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas
Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Este site utiliza cookies
Saiba mais