Brasil

Senado aprova PEC que inclui guardas municipais e agentes de trânsito na segurança pública

O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2022, que amplia a definição de segurança pública no Brasil. O texto reconhece guardas municipais e agentes de trânsito como integrantes do sistema nacional de segurança. A proposta foi aprovada em dois turnos e seguirá agora para a análise da Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Constituição considera como órgãos de segurança pública a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Ferroviária Federal, as polícias civis e militares, os corpos de bombeiros militares e as polícias penais federais, estaduais e distrital.

Com a mudança, os municípios poderão atribuir novas funções às guardas municipais. Entre elas, estão o policiamento ostensivo local, a proteção de bens e serviços públicos e o apoio a outras forças de segurança. O texto também autoriza os municípios a adotarem diferentes nomenclaturas, como “polícia municipal”, “guarda civil” ou “guarda metropolitana”.

A proposta prevê ainda a possibilidade de transformação dos cargos e carreiras dos atuais guardas municipais. No entanto, a mudança de nomenclatura deverá ser feita por meio de concursos públicos ou reestruturação legal das carreiras.

A medida é considerada um avanço por defensores da valorização das forças municipais. Para eles, a inclusão constitucional reforça o papel das guardas civis no combate à violência urbana. Críticos da proposta, no entanto, alertam para a necessidade de regulamentação clara e padronizada, a fim de evitar conflitos de competência com polícias estaduais.

A aprovação da PEC no Senado representa uma mudança estrutural no modelo de segurança pública. Caso aprovada também na Câmara, a medida pode impulsionar investimentos em formação, equipamentos e integração das guardas municipais com os demais órgãos do setor.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais