Brasil

Morre aos 81 anos o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado

O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado morreu nesta sexta-feira (23), aos 81 anos, em Paris, onde vivia. Segundo relato de um amigo próximo à Folha, Salgado enfrentava complicações decorrentes de uma malária adquirida durante uma expedição à África, nos anos 1990.

Reconhecido mundialmente por suas imagens em preto e branco, Salgado retratou com profundidade temas ligados à condição humana — como refugiados, trabalhadores em situações extremas e populações marginalizadas — além de paisagens naturais isoladas da ação industrial. Sua fotografia é marcada por um compromisso ético e estético com a dignidade dos retratados.

Formado em economia, Salgado começou a fotografar nos anos 1970, durante uma missão à África enquanto trabalhava para a Organização Internacional do Café. Abandonou a carreira de economista para se dedicar integralmente à fotografia, tornando-se um dos principais nomes do fotojornalismo contemporâneo.

Sua trajetória foi tema do documentário O Sal da Terra (2014), dirigido por Wim Wenders e por seu filho Juliano Ribeiro Salgado. A produção apresenta uma imersão nas viagens e nos bastidores de suas obras mais marcantes, além de destacar seu engajamento ambiental e os projetos de recuperação florestal no Instituto Terra, fundado por ele e por sua esposa, Lélia Wanick Salgado.

Legado em exposição

A obra de Salgado segue em exibição no centro cultural Les Franciscaines, na comuna francesa de Deauville, até 1º de junho de 2025. A mostra, realizada em parceria com a Maison Européenne de la Photographie — que mantém mais de 400 obras do artista em seu acervo — reúne uma seleção representativa de seu legado visual e humanitário.

Rudson de Souza

Recent Posts

Motociclista foge da PM, é abordado e tem moto apreendida em Iporã

Motociclista sem CNH foge da Polícia Militar durante abordagem em Iporã. Veículo tinha débitos administrativos…

14 minutos ago

Quinta-feira terá céu aberto, frio pela manhã e máxima de 24°C em Umuarama

A massa de ar frio e seco continua influenciando o tempo no Paraná nesta quinta-feira…

34 minutos ago

Homem em surto é resgatado após ameaçar se jogar de telhado de igreja em Cruzeiro do Oeste

Homem é convencido por PM e bombeiros a descer do telhado de igreja em Cruzeiro…

60 minutos ago

Motociclista embriagado e sem CNH é preso após causar acidente em Iporã

Motociclista embriagado é preso após causar acidente no Centro de Iporã. Homem não tinha CNH…

1 hora ago

Mulher é esfaqueada pelo companheiro após recusar relação sexual em Pérola

Mulher esfaqueada pelo companheiro após recusar relação sexual em Pérola foi transferida para Umuarama. Suspeito…

2 horas ago

Família pede doações de sangue para moradora de Umuarama vítima de acidente; vídeo mostra colisão

A família de Maria de Fátima dos Santos, de 52 anos, realiza uma campanha para…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais