Paraná

Copel e Sanepar seguem com o trabalho para restabelecer o fornecimento de luz e água

A região tem mais de 2,2 mil ocorrências para atendimento – estão sendo priorizadas as que atendem o abastecimento de água, hospitais e unidades de saúde.

O mesmo ocorre no Noroeste, onde há cerca de 1,6 mil ocorrências em razão do temporal. O fornecimento foi reestabelecido de forma integral em dez municípios. Agora, segundo a Copel, o trabalho está concentrado nas redes que abastecem Cafezal do Sul Francisco Alves, Mariluz, Moreira Sales e Porto Rico.

As equipes seguirão em campo ao longo da noite em ambas as regiões. A Copel reforça que, em dias de tempestades, deve-se manter distância de situações que possam oferecer riscos, como postes quebrados e fios rompidos.

A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp (41) 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

ÁGUA

A quinta-feira amanheceu com o abastecimento de água prejudicado em vários sistemas da Sanepar, principalmente nas regiões Oeste e Noroeste do Estado. Como todos os processos da Sanepar dependem do fornecimento de energia, a produção de água ficou comprometida em várias cidades, como Capanema, Planalto, Santa Terezinha de Itaipu, Pérola do Oeste, Bela Vista da Caroba, Capanema, Planalto, Nova Laranjeiras, Quedas do Iguaçu, Grandes Rios, São Pedro do Ivaí e Cruzeiro do Iguaçu.

Na regional de Toledo estão sem energia e sem previsão de retorno os sistemas de Cafelândia e do distrito de Central Santa Cruz; Nova Aurora e o distrito de Marajó; Jesuítas e o distrito de Carajá; Iracema do Oeste; Formosa do Oeste; Assis Chateaubriand; Maripá; Palotina e o distrito de São Camilo; Terra Roxa; São Pedro do Iguaçu e os distritos de São Judas Tadeu e Luz Marina; Diamante do Oeste; São José das Palmeiras; São Miguel do Iguaçu e o distrito de São Jorge; Toledo; Vera Cruz do Oeste e o distrito de São Sebastião.

Na região de Cascavel os sistemas afetados são os de Santa Tereza do Oeste; Boa Vista da Aparecida; Iguatu; Corbélia; Anahy; Campo Bonito; Céu Azul, Ramilândia; os distritos de Rio do Salto e Juvinópolis, em Cascavel; Longuinópolis, em Braganey; Ibiracema, em Catanduvas; Ouro Verde do Piquiri, em Corbélia; e Barra Bonita, em Três Barras do Paraná.

Ainda no Oeste, os distritos de Caramuru, Jacutinga, Itavó e Santa Inês, do município de Itaipulândia; e os distritos de Flor da Serra e Vila Rural, em Serranópolis do Iguaçu; também estão prejudicados. No Sudoeste, o distrito de Antônio Paranhos, em São Jorge D’Oeste, também estão com o abastecimento comprometido pela falta de energia.

Já no Noroeste do Estado, os sistemas afetados são os de Umuarama, Cruzeiro do Oeste e o distrito de São Lourenço (em Cianorte), Querência do Norte, Porto Rico, Campo Mourão, Santa Cruz do Monte Castelo, Rancho Alegre, Rondon, Ubiratã, Tapira, Cidade Gaúcha, distrito Águas de Jurema (Iretama), Mato Rico, o distrito Alto São João (Roncador), distrito de Bandeirantes do Oeste (Quarto Centenário), Moreira Sales e o distrito de Paraná do Oeste; distrito de Jaracatiá (em Goioerê) e o distrito de Bredápolis, em Janiópolis.

Ainda na regional de Umuarama estão sem energia e sem previsão de retorno os sistemas de água Brasilândia do Sul, Alto Piquiri e seus distritos de Paulistânia e Mirante; Cafezal do Sul; Rondon e os distritos de Jangada e Guaiporã; São Manoel do Paraná, Francisco Alves e os distritos de Rio Bonito e Bairro Catarinense; Juranda; o distrito de Jardim Paredão, em Altônia; o distrito de Nova Santa Helena, em Iporã; e Paraíso do Norte.

TEMPORAIS

Segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o deslocamento de uma frente fria da Argentina e do Paraguai pelo mar, durante a madrugada, provocou instabilidade no Paraná, com temporais e ventos fortes entre as regiões Oeste e Noroeste. No município de Palotina, os ventos chegaram aos 101,5 km/h. Ventou forte também na região Norte.

Boletim divulgado no fim da tarde desta quinta informa a existência de alguma nebulosidade no Paraná, mas pouca chuva, apenas situação pontual. Os temporais migraram para as regiões de São Paulo e Minas Gerais.

(Assessoria AEN)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Terça-feira amanhece gelada em Umuarama e máxima não passa de 19°C

A manhã desta terça-feira (7) começou gelada em Umuarama. Os termômetros marcaram 10°C nas primeiras…

13 minutos ago

Morre a empresária Pura Mangialardo, referência no comércio de Umuarama

A empresária Pura Mangialardo morreu aos 89 anos, em Umuarama. Conhecida por sua trajetória no…

21 minutos ago

Moto é furtada em frente a conveniência no Parque San Remo

Uma Honda CG 160 Titan foi furtada em frente a uma conveniência no Parque San…

31 minutos ago

Homem em surto ateia fogo no próprio carro no distrito de Santa Eliza

Homem de 46 anos incendiou o próprio carro durante um surto no distrito de Santa…

49 minutos ago

Homem é esfaqueado após discussão com cunhado em Umuarama

Homem de 36 anos foi esfaqueado após uma discussão com o cunhado no Conjunto Sonho…

1 hora ago

Suspeito de tráfico de drogas e foragido são presos no Jardim União, em Umuarama

Suspeito de tráfico de drogas e homem com mandado de prisão são detidos pela PM…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais