Brasil

Correios vão atender aposentados vítimas de roubo do INSS

A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão procurar agências dos Correios para verificar possíveis fraudes em seus benefícios. O atendimento será voltado a vítimas de descontos não autorizados realizados por entidades associativas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) pelo presidente do INSS, Almir Wurzel, durante coletiva de imprensa. O novo serviço busca atender principalmente quem não tem acesso à internet ou meios digitais.

“Esse atendimento será exclusivo nas agências dos Correios. As unidades do INSS não realizarão esse tipo de demanda”, destacou Wurzel. Ele explicou que as agências da Previdência Social têm outras finalidades e menos abrangência territorial.

Atualmente, o INSS possui cerca de 1.570 agências, concentradas em pouco mais de 700 municípios, onde a população geralmente tem acesso a tecnologia. Já os Correios estão presentes em quase todos os municípios brasileiros, o que facilita o alcance a regiões mais remotas.

Segundo o presidente, a iniciativa busca ampliar a inclusão de segurados idosos que enfrentam dificuldades com meios digitais. Os canais oficiais do INSS continuam disponíveis: aplicativo Meu INSS, site e telefone 135.

Para ser atendido, basta apresentar um documento de identificação. Em casos de idosos acamados ou com limitações de locomoção, outra pessoa pode representá-los com uma procuração válida. “O representante legal não poderá alterar dados cadastrais. O objetivo é apenas consultar se houve desconto e identificar a associação envolvida”, explicou Wurzel.

Ao final do atendimento, o cidadão recebe um protocolo com número, data e horário, o que servirá como comprovante para futuras etapas do processo. A medida pretende oferecer mais segurança e transparência aos beneficiários, coibindo práticas abusivas. Casos de descontos indevidos em aposentadorias e pensões têm sido alvo de denúncias constantes por parte de segurados do INSS.

(OBemdito com informação Agência Brasil)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

8 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais