Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Valdecir e Vani Miester não falam à CPI da Covid e vereadores fazem desabafo

Estavam agendadas para a manhã desta terça-feira (5) as oitivas com o ex-assessor parlamentar, Valdecir Miester – apontado como líder […]

A presidente da CPI, Ana Novais | Foto: OBemdito
A presidente da CPI, Ana Novais | Foto: OBemdito
Valdecir e Vani Miester não falam à CPI da Covid e vereadores fazem desabafo
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 5 de outubro de 2021 às 20h05 - Modificado em 6 de outubro de 2021 às 08h27
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Estavam agendadas para a manhã desta terça-feira (5) as oitivas com o ex-assessor parlamentar, Valdecir Miester – apontado como líder do suposto esquema de corrupção no desvio de recursos públicos do Fundo Municipal de Saúde – e com sua esposa, Vani Miester, que também aparece nas investigações do Gaeco e Ministério Público, resultante na deflagração da Operação Metástase.

Eles iriam responder os questionamentos feitos pelos membros da CPI da Covid, instaurada na Câmara de Vereadores de Umuarama. No entanto, nenhuma das duas oitivas aconteceu. O não comparecimento gerou revolta entre os vereadores, que aproveitaram a reunião para desabafar.

A conversa com Miester estava agendada para as 9h. Ele falaria por meio de videoconferência do Centro de Internamento e Readequação de Brasília, onde se encontra detido. A CPI enviou vários e-mails informando a data e horário de oitiva, porém, sem confirmação. A data foi mantida pela CPI, no entanto, não houve resposta do Centro de Internamento e Readequação.

Ainda pela manhã, assessores jurídicos e assessores parlamentares tentaram novos contatos com o Centro de Internamento e Readequação de Brasília, mas sem sucesso.

A segunda oitiva do dia era destinada ao depoimento de Vani Miester, que recebeu e assinou a notificação pessoalmente em sua residência, no munícipio de Boa Vista Da Aparecida.

Mesmo tendo assinado a notificação, Vani não compareceu à reunião da CPI, bem como não enviou justificativa de sua ausência. Ela é proprietária da empresa Vani Soares dos Santos Miester ME. O empreendimento está sob investigação por conta de ter vencido, mediante dispensa de licitação, concorrência destinada à contratação de empresa que forneceria profissionais da área de agentes de endemias a prestar serviços no município no valor de R$ 582 mil.

A presidente da CPI, vereadora Ana Novais abriu os trabalhos e, pela ausência das testemunhas, solicitou ao relator, vereador Mateus Barreto, que fizesse a leitura do expediente. Foi apresentado e aprovado por unanimidade, requerimento reagendando a oitiva desta terça (5), para o próximo dia 19, ocasião em que Valdecir Miester e Vani Miester devem, enfim, serem ouvidos.

REVOLTA

Os integrantes da CPI, Ana Novais (presidente), Ednei do Esporte (vice-presidente), Mateus Barreto (relator) e Cris das Frutas e Sorrisal (membros), fizeram uso da palavra. Todos ficaram revoltados com o não comparecimento da testemunha.

A vereadores Ana Novais fez um desabafo sobre o extenuante trabalho realizado pelos integrantes da Comissão (confira no vídeo abaixo). Todos os vereadores participantes conclamaram o apoio da população. Eles reforçaram que o trabalho da Comissão não será em vão e que culpados devem ser punidos.

https://www.facebook.com/CamaraUmuarama/videos/402646201268996

Outra deliberação aprovada foi que seja definida que a testemunha Vani Miester venha a ser ouvida por meio de condução coercitiva. Tal medida é prevista pelo Código do Processo Penal Brasileiro, como forma de obrigar pessoa intimada a comparecer ao ato para o qual foi intimado.

SEMANA QUE VEM

No próximo dia 14 de outubro, devem ouvidos Paulo Cesar Leite e Liliane Arrabal Pita – Liliane é proprietária da empresa Arrabal Serviços Médicos Eireli, contratada pelo município de Umuarama após a deflagração da operação Metástase, para a prestação de serviços de contratação de profissionais de saúde para atuarem para o município no atendimento de cidadãos acometidos pelo Covid 19.

(Assessoria Câmara e OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.