Situação pode ser consultada no site do TRE-PR; título pode ser regularizado presencialmente ou pela internet, conforme o caso (Foto TRE-PR)
O prazo para regularizar o Título Eleitoral de quem não votou nem justificou ausência em três turnos seguidos das eleições encerrou-se nesta segunda-feira (20).
Em Umuarama, 4.149 pessoas que não cumpriram essa exigência terão o documento cancelado, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento CGE nº 1/2025.
Já, em todo o Paraná, 328.847 pessoas vão também terem o seu Título Eleitoral cancelados pelo mesmo motivo.
Com o título cancelado, o eleitor ou eleitora fica impedido de votar, tirar passaporte, renovar matrícula em instituições públicas de ensino, assumir cargos públicos ou obter empréstimos em bancos estatais.
A suspensão também afeta a regularidade do CPF, já que a quitação eleitoral é uma condição necessária para mantê-lo em dia.
A regularização deve ser feita presencialmente nos Fóruns Eleitorais, das 12h às 18h, mediante apresentação de um documento com foto e comprovante de residência.
A multa por ausência às urnas é de R$ 3,51 por turno não justificado, podendo ser paga via boleto, Pix ou cartão de crédito.
Caso o cidadão não possa pagar, a juíza ou o juiz eleitoral pode dispensar o pagamento.
Se a biometria já estiver cadastrada, a regularização pode ser feita online pelo Autoatendimento Eleitoral no site do TSE, após quitação das multas. O procedimento inclui solicitação de revisão ou transferência de domicílio eleitoral.
O cancelamento do título não é comunicado individualmente. A consulta à situação eleitoral pode ser feita no site do TRE-PR, em “Serviços” > “Situação Eleitoral”, com número do título, CPF ou nome completo.
Curitiba lidera o ranking de cancelamentos no Estado, com 61.367 títulos suspensos. Em seguida aparecem Londrina (21.983), Maringá (12.488), Ponta Grossa (11.297), Cascavel (10.617), São José dos Pinhais (9.933), Foz do Iguaçu (8.894) e Colombo (7.703).
Dos 356 mil eleitores faltosos, apenas 7,14% (25.494 pessoas) regularizaram a situação até agora, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizados nesta terça-feira (20).
Somente nesta segunda, foram registrados 4.728 atendimentos presenciais no Paraná.
O cancelamento não se aplica a eleitores com voto facultativo, como jovens menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência que enfrentem dificuldades extremas para votar.
(OBemdito com informações do TRE-PR)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais