Esporte

Evolução: Atleta umuaramense conquista o 5º lugar geral nos 8 km na Meia Maratona de Foz

Evolução e determinação são palavras-chave para a atleta umuaramense Aline Soares de Almeida, bem como para sua irmã Luzy Soares de Almeida. A dupla participou no último domingo (18) da Meia Maratona das Cataratas, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

Aline conseguiu superar seu resultado de 2024 e assegurou o 5º lugar geral da prova de 8 quilômetros. No ano passado ela ficou na 6ª colocação geral e em 1º na sua categoria. A jovem terminou os 8 km em apenas 36 minutos e 19 segundos e competiu com 1.189 mulheres.

OBemdito conversou com Aline nesta terça-feira (20) e ela contou como foi a competição. A velocista começou a correr há quase dois anos e meio e esta é a terceira edição que participa da Meia Maratona das Cataratas. Em 2023 a atleta conseguiu a 243ª colocação. No ano seguinte assegurou o 1º lugar na categoria, além do 6º geral. E, por fim, em 2025 subiu ao pódio com muito orgulho.

“Pensava em exercer o melhor de mim. Eu treinei duro, com chuva ou com sol. Não esperava menos que o meu melhor! Confesso que fiquei ansiosa quando vi que estava na ponteira com as atletas patrocinadas! Mas relaxei e pensei: seja o que Deus quiser!”, disse Aline.

Em Foz do Iguaçu, Aline competiu no percurso de 8 quilômetros

Luzy competiu na prova de 21 quilômetros e teve 585 mulheres como ‘adversárias’. Ela chegou em 75º lugar geral e 12º na categoria. O atleta finalizou o percurso em 1h53. As irmãs fazem parte do grupo de corrida Fit Luzy composto por 6 integrantes. Os treinamentos acontecem diariamente e elas já disputaram, com sucesso, dezenas de provas em várias cidades.

Luzy correu os 21 quilômetros da Meia Maratona das Cataratas

Atleta relembra as emoções da prova

A umuaramense explicou que nos primeiros 4 quilômetros conseguiu acompanhar competidoras consideradas de elite. “Fiz bonito. Fomos lado a lado. Todas fizeram uma prova crescente, mas depois dos 4 quilômetros, elas se espaçaram de mim. Porém, eu sabia que não ia desistir”, afirmou.

Quando estava com 5,5 quilômetros da prova completos, Aline viu que ocupava a 7ª colocação. E foi neste momento que ela encontrou forças para o momento da virada. Para isso, utilizou as técnicas que integram os treinamentos e, por isso, fazem parte da rotina das atletas exaustivamente.

Entre estas técnicas estão os ‘tiros’, que são treinos de curta duração e alta intensidade. Eles servem para potencializar a velocidade do competidor e sua condição aeróbica. Além disso, os atletas normalmente utilizam os ‘longos’, que são treinos de maior duração e menor intensidade, com objetivo de aumentar a resistência.

 “Foi aqui que pensei: chegou a grande hora. Lembrei de tantos tiros, longos e principalmente da minha Lis [filha mais nova], que ama ver minhas vitórias! Foi a hora de crescer! Passei a sexta competidora”, explicou a atleta.

As sensações da chegada

Ela segue narrando sua prova: “Quando estava em 6,5 quilômetros lembrei do meu marido, que faz o melhor em casa pra eu fazer um belo treino e uma prova incrível! Passei a 5ª colocada e lembrei das minhas amigas vibrando por mim. Lembrei que a minha amiga Jamile me esperava com ansiedade e alegria! Foi a hora de manter minha colocação e não segurar mais!”.

Para Aline, a etapa final da prova foi de superação, mas, principalmente, de sensações que nunca havia experimentado. “Foi incrível. Primeiramente senti meu corpo voar, adrenalina a mil! Ahhh que emoção quando fui passar na faixa, falando meu nome, minha colocação e qual era minha cidade! Foz foi a primeira corrida da minha vida e sempre vou guardar ela no meu coração”.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

13 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

14 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

17 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

19 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais