Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Até o fim de outubro a produção de morangos está em alta na região de Umuarama. A região do distrito de Lovat concentra propriedades especializadas neste cultivo. Franciele Tomas Mazaro e Anderson Mazaro são produtores de morangos há 13 anos. O casal adotou o sistema ‘colha e pague’ há três anos e tem conseguido resultados positivos.
“Alguns clientes nos procuravam com a intenção de vir e fazer a própria colheita, foi aí que tivemos a iniciativa. Até agora tem dado certo. Temos clientes que são fieis e que todos os finais de semana estão por aqui”, disse Franciele.
O sistema ‘colha e pague’ é quando as pessoas podem ir até a plantação de morangos e colher a quantidade que quiserem levar para casa. “A atração tem sido bem aceita. As crianças adoram vir aqui aos fins de semana e colher o fruto do pé”, explicou a produtora.
No sítio do casal, que fica às margens da PR-323, foram plantados 5.200 pés de morangos das variedades chilena e argentina. “Esses morangos tem um custo de produção mais alto. As mudas vêm dos países de origem e nós fazemos a semeadura e também o plantio. Neste ano, vamos colher em média 3 mil quilos”, lembrou o produtor Anderson.
Os atendimentos para colher diretamente o fruto acontecem todos os dias. “Nós só precisamos que a pessoa nos avise o dia e horário que virá e aqui procedemos com as orientações. Explicamos como executar a colheita e depois do passeio eles levam a quantidade colhida para casa”, enfatizou Anderson.
Além dos morangos, que custam R$ 20 o quilo na propriedade rural do casal, há uma grande variedade de hortaliças. Todos os produtos são comercializados in loco e também em feiras que são realizadas as terças e domingos. “Nosso carro-chefe é o morango. Depois que finalizamos esse cultivo, nos dedicamos mais as hortaliças. Nós fazemos as colheitas as terças, quintas e domingos”, explicou o produtor.
Poucas pessoas conhecem a prática adotada na propriedade de Anderson e Franciele. “Nós queremos que mais pessoas possam fazer esse passeio e por isso estamos divulgando esse turismo rural onde as pessoas podem vir até aqui e colher os frutos. Nós ficamos felizes em abrir nossas portas e ver tanta gente feliz em ter esse contato direto com a terra e com os morangos”, reforçou.
Franciele é responsável por embalar os morangos para viagem. “Eu lido com isso porque levo mais jeito para embalar e cuidar”. Um a um, ela separa os morangos e os organiza para não danificá-los. A embalagem de 500 gramas é vendida a R$ 10 – são frutos bem selecionados.
O sítio São João fica na Estrada Velha, na rodovia PR-323, em Lovat. Os agendamentos e os pedidos podem ser feitos pelo telefone (44) 9-8828-8500
Anderson explicou que em anos anteriores investiu em uma produção maior e chegou a ter 20 mil pés do fruto. “Neste ano o clima não tem sido muito favorável e a nossa produção está mais baixa. Porém tem sido rentável”, finalizou.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais