Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Marta Paula Publisher do OBemdito

Casal de produtores de morangos abre propriedade para o sistema ‘colha e pague’

Até o fim de outubro a produção de morangos está em alta na região de Umuarama. A região do distrito […]

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Casal de produtores de morangos abre propriedade para o sistema ‘colha e pague’
Marta Paula - OBemdito
Publicado em 9 de outubro de 2021 às 18h17 - Modificado em 10 de outubro de 2021 às 13h12
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Até o fim de outubro a produção de morangos está em alta na região de Umuarama. A região do distrito de Lovat concentra propriedades especializadas neste cultivo. Franciele Tomas Mazaro e Anderson Mazaro são produtores de morangos há 13 anos. O casal adotou o sistema ‘colha e pague’ há três anos e tem conseguido resultados positivos.

“Alguns clientes nos procuravam com a intenção de vir e fazer a própria colheita, foi aí que tivemos a iniciativa. Até agora tem dado certo. Temos clientes que são fieis e que todos os finais de semana estão por aqui”, disse Franciele.

O sistema ‘colha e pague’ é quando as pessoas podem ir até a plantação de morangos e colher a quantidade que quiserem levar para casa. “A atração tem sido bem aceita. As crianças adoram vir aqui aos fins de semana e colher o fruto do pé”, explicou a produtora.

No sítio do casal, que fica às margens da PR-323, foram plantados 5.200 pés de morangos das variedades chilena e argentina. “Esses morangos tem um custo de produção mais alto. As mudas vêm dos países de origem e nós fazemos a semeadura e também o plantio. Neste ano, vamos colher em média 3 mil quilos”, lembrou o produtor Anderson.

Os atendimentos para colher diretamente o fruto acontecem todos os dias. “Nós só precisamos que a pessoa nos avise o dia e horário que virá e aqui procedemos com as orientações. Explicamos como executar a colheita e depois do passeio eles levam a quantidade colhida para casa”, enfatizou Anderson.

Além dos morangos, que custam R$ 20 o quilo na propriedade rural do casal, há uma grande variedade de hortaliças. Todos os produtos são comercializados in loco e também em feiras que são realizadas as terças e domingos. “Nosso carro-chefe é o morango. Depois que finalizamos esse cultivo, nos dedicamos mais as hortaliças. Nós fazemos as colheitas as terças, quintas e domingos”, explicou o produtor.

Poucas pessoas conhecem a prática adotada na propriedade de Anderson e Franciele. “Nós queremos que mais pessoas possam fazer esse passeio e por isso estamos divulgando esse turismo rural onde as pessoas podem vir até aqui e colher os frutos. Nós ficamos felizes em abrir nossas portas e ver tanta gente feliz em ter esse contato direto com a terra e com os morangos”, reforçou.

Franciele é responsável por embalar os morangos para viagem. “Eu lido com isso porque levo mais jeito para embalar e cuidar”. Um a um, ela separa os morangos e os organiza para não danificá-los. A embalagem de 500 gramas é vendida a R$ 10 – são frutos bem selecionados.

O sítio São João fica na Estrada Velha, na rodovia PR-323, em Lovat. Os agendamentos e os pedidos podem ser feitos pelo telefone (44) 9-8828-8500

Anderson explicou que em anos anteriores investiu em uma produção maior e chegou a ter 20 mil pés do fruto. “Neste ano o clima não tem sido muito favorável e a nossa produção está mais baixa. Porém tem sido rentável”, finalizou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.