Cenário de destruição: o que está acontecendo em Umuarama
Carros tombados, com vazamento de combustível, oferecendo risco iminente de incêndio ou explosão. Veículos amontados, uns sobre os outros. Impossível não se impressionar. O cenário é de destruição.
Isto é apenas uma parte do que bombeiros, equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Defesa Civil costumam encontrar no dia a dia, mas nenhuma ocorrência é exatamente igual a outra. Requer treinamento constante para salvar vidas no menor espaço de tempo possível. Um minuto desperdiçado pode ser fatal.
Desta vez, é só uma sala de aula, para aprimorar técnicas e conhecer novas tecnologias de atendimento. Os automóveis que você vê nas imagens fazem parte da Instrução de Salvamento Veicular, iniciada na manhã desta terça-feira (20), no pavilhão do Parque de Exposições Dario Pimenta da Nóbrega, em Umuarama.
A realização é do comando da 2ª CIBM (Companhia Independente dos Bombeiros Militares). Participam os profissionais do destacamento e de várias unidades de bombeiros civis da região, bem como socorristas do Samu, agentes da Defesa Civil e guardas municipais.
A programação foi aberta com as presenças do prefeito de Umuarama, Fernando Scanavaca, e do presidente da Sociedade Rural, Milton Gaiari, parceiros na iniciativa. As atividades teóricas e práticas seguem até a próxima sexta-feira.
Carros espalhados estrategicamente no cenário de destruição serão literalmente partidos ao meio em uma simulação de salvamento, tudo pensamento milimetricamente para não expor ainda mais a integridade física das vítimas.
A expectativa entre os presentes é muito grande. Além do alinhamento de conhecimento, há o acúmulo de aprendizado para participar de competições nacionais. Nestes eventos, são premiadas as companhias que desempenham a tarefa proposta com maestria.





