Saúde

Ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis são realizadas em Umuarama

O Ambulatório de Infectologia da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma série de ações voltadas à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids. O foco são os acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina, aém de trabalhadores. As palestras serão realizadas em eventos semanais ao longo do mês de maio.

Os alunos do 2º ano do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) compunham o primeiro grupo, que participou da ação na última sexta-feira (9). Das 15h às 17h os acadêmicos receberam orientações do médico infectologista Ricardo Delfini Perci, em uma capacitação sobre os impactos da HIV e da sífilis na saúde da população. O médico reforçou a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e os resultados do tratamento adequado.

A programação continua na próxima quinta-feira, às 14h30, com palestra sobre ISTs e HIV/Aids para colaboradores da empresa Cama Inbox. Apsicóloga Lucinéia Ceolin e a estagiária de Psicologia, Mariana Toesca Araújo ministram o tema. Elas também são responsáveis pelas palestras nos dias 19 e 20 deste mês. Na ocasião, serão apresentados os serviços prestados pelo Ambulatório de Infectologia aos alunos do 2º ano de Medicina da Unipar.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, é apoiadora das ações preventivas.

Capacitação é fundamental

A coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Maria de Lourdes Gianini, falou sobre a importância desse tipo de ação. “As capacitações são algumas das ações que oferecemos ao público em geral. Desta vez contemplamos os acadêmicos da Unipar, com os quais abordamos a importância das orientações, prevenção e diagnóstico precoce de HIV/Aids e ISTs”.

O diagnóstico precoce de ISTs permite prevenir novas infecções, dar tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, contribui para controlar a disseminação das doenças. Entretanto, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são cruciais para a cura e a redução do risco de complicações graves.

Prevenção interrompe transmissão das infecções

A prevenção é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do HIV/Aids e de outras ISTs. Isso inclui o uso de preservativo nas relações sexuais. Bem como, a conscientização sobre os riscos de compartilhamento de agulhas e outros instrumentos perfurocortantes. Por fim, a busca por informações sobre os serviços de saúde e prevenção disponíveis.

A orientação é essencial para que as pessoas tomem decisões acertadas para sua saúde sexual e reprodutiva. O diagnóstico precoce permite o início do tratamento o mais rápido possível, aumenta a chance de sucesso e reduz o risco de complicações.

“Os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais B e C são fundamentais para identificar os casos e facilitar o acesso ao tratamento. O Ambulatório de Infectologia também conta com a dispensação de PrEP (Profilaxia Pré Exposição) e PEP (Profilaxia Pós Exposição) para uma prevenção combinada”, completou a coordenadora Lourdes Gianini.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

12 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

12 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

13 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais