A criação e manutenção dessas áreas enfrentam desafios como pressões urbanas, atividades ilegais de desmatamento e mineração, além da necessidade de fiscalização eficiente (Foto PMPR)
Uma fiscalização realizada no último domingo (11) em propriedades rurais do município de Maria Helena, constatou danos ambientais em uma fazenda da região. De acordo com a Polícia Ambiental – Força Verde, com sede em Umuarama, o gado da propriedade estava tendo acesso irrestrito a uma Área de Preservação Permanente (APP), contrariando a legislação ambiental.
Durante a inspeção no local, foram identificadas três infrações: supressão de vegetação em APP, dificultação da regeneração natural tanto na APP quanto na área de reserva legal. Essas práticas, segundo os fiscais, comprometem a recuperação ambiental da vegetação nativa protegida por lei.
Como resultado, foram lavrados três autos de infração ambiental, que totalizam R$ 30 mil em multas. Além disso, uma área de 3,24 hectares foi embargada e não poderá ser utilizada até nova avaliação técnica.
A situação foi comunicada ao Ministério Público do Paraná, na comarca de Umuarama, para que sejam apuradas eventuais responsabilidades criminais pela conduta do proprietário da fazenda. O nome do responsável pela propriedade não foi divulgado. O caso segue sob investigação.
As áreas de preservação ambiental são espaços territoriais especialmente protegidos por lei, com o objetivo de conservar ecossistemas naturais, proteger a biodiversidade, manter os recursos hídricos e garantir o equilíbrio ecológico.
A criação e manutenção dessas áreas enfrentam desafios como pressões urbanas, atividades ilegais de desmatamento e mineração, além da necessidade de fiscalização eficiente.
Quando bem implementadas e protegidas, as áreas de preservação ambiental trazem benefícios que vão além da conservação da natureza, incluindo a regulação do clima, a proteção de nascentes e a manutenção de serviços ecossistêmicos fundamentais para a qualidade de vida humana.
A participação social no cuidado dessas áreas é fundamental, seja através de denúncias de irregularidades, apoio a organizações ambientais ou adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
O Disque Denúncia 181 é um canal oficial e gratuito da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, criado para que a população possa reportar, de forma anônima, crimes e irregularidades em todo o estado. O serviço funciona diariamente, das 8h às 23h, pelo telefone 181, e também está disponível online no site www.denuncia181.pr.gov.br .
Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…
O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º/12)
Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…
A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…
O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…
Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista
Este site utiliza cookies
Saiba mais