Mundo

Novo papa é escolhido e deve ser anunciado a qualquer momento

A Igreja Católica acaba de eleger um novo papa. Nesta quinta-feira, após 16 dias da morte de Francisco, uma fumaça branca foi vista saindo da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília), confirmando que os 133 cardeais reunidos chegaram a um acordo sobre quem será o próximo pontífice.

O tradicional “Habemus Papam” – momento no qual será revelado quem ocupará o posto de maior liderança da Igreja – deve acontecer em aproximadamente uma hora.

Assim que a fumaça branca apareceu, a multidão que aguardava ansiosa na praça São Pedro vibrou, reconhecendo o sinal de que uma decisão havia sido tomada e aceita pelo escolhido. Agora, o novo líder da Igreja Católica se prepara para sua primeira aparição oficial.

O ritual do conclave, como é conhecido atualmente, foi estabelecido durante o século 13, em resposta a um impasse histórico: após a morte de Clemente 4º, os cardeais demoraram quase três anos para apontar o novo papa, em meio a condições restritivas impostas para que chegassem a uma decisão.

Desde então, o processo se tornou mais ágil e livre de influências externas, especialmente a partir do século 20, quando governos deixaram de interferir na escolha do pontífice.

Entre os papas recentes, Joseph Ratzinger (Bento 16) foi eleito na quarta votação e Jorge Mario Bergoglio (Francisco) após cinco sessões, ambos à tarde. A tradição manda que, após a aceitação do novo papa, ele experimente os trajes papais antes do anúncio oficial feito pelo cardeal protodiácono – atualmente Dominique Mamberti, da França –, que proclama a famosa frase em latim anunciando o novo pontífice.

Participação Brasileira

Sete cardeais brasileiros participaram do conclave, entre eles Paulo Cezar Costa, Jaime Spengler, Sérgio da Rocha, Leonardo Steiner, Orani Tempesta e João Braz de Aviz. Dom Raymundo Damasceno Assis, de 88 anos, não pôde votar por exceder a idade limite de 80 anos.

Expectativa Global

O intervalo entre a fumaça branca e o anúncio oficial costuma variar entre uma e duas horas – em 2013, por exemplo, houve cerca de 60 minutos de espera. Agora, fiéis de todo o mundo aguardam a apresentação do nome e do título escolhido pelo novo líder da Igreja Católica, encerrando um período de expectativa e iniciando um novo capítulo na história do Vaticano.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

5 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

6 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

7 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

7 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

7 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais