O evento reforça a consolidação do Taekwondo como ferramenta de inclusão social e formação esportiva em Umuarama (Foto assessoria)
O ginásio do Alphaville, em Umuarama, foi palco neste domingo (27) do Festival de Taekwondo 2025, que reuniu 126 atletas, entre crianças, jovens e adultos, oriundos de diferentes bairros da cidade. O evento teve como principal objetivo incentivar a prática da modalidade e proporcionar aos participantes uma experiência competitiva e formativa.
“O objetivo foi fomentar a modalidade de Taekwondo em Umuarama. Reunimos praticantes de projetos sociais realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer [Smel], oferecendo a oportunidade de vivenciar o esporte”, explicou o mestre Maycon Piva, responsável técnico pelo evento.
Ele destacou que as chances de crescimento na modalidade têm se ampliado com o apoio da Smel.
Entre os participantes, o projeto Atletas do Amanhã, da Associação AUPEEC, foi o que contou com o maior número de inscritos. Também estiveram representadas no evento a academia Maycon Piva Taekwondo e o projeto da Associação Rebelatto.
As disputas foram divididas em três modalidades: luta “sombra” (sem contato físico), destinada a crianças de até 8 anos; kyorugui (luta com contato físico), para atletas a partir dos 8 anos; e poomsae, que consiste na apresentação de sequências coreografadas de ataques e defesas.
O evento reforça a consolidação do Taekwondo como ferramenta de inclusão social e formação esportiva em Umuarama, alimentando o sonho de uma futura convocação para a seleção paranaense — e, quem sabe, para a seleção brasileira.
O taekwondo é uma arte marcial de origem coreana que combina técnicas de defesa pessoal com uma forte disciplina física e mental. Seu nome pode ser traduzido como “o caminho dos pés e das mãos”, refletindo o uso equilibrado de chutes e socos em suas práticas.
Reconhecido mundialmente, o taekwondo tornou-se esporte olímpico em 2000 e se destaca por seus movimentos ágeis, chutes altos e estratégias de combate.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais