As vagas contemplam cargos de níveis médio e superior, abrangendo áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas (Foto USP)
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a convocação de 4.330 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). A medida foi formalizada pela Portaria nº 3.114, publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira (25).
Com a autorização, 16 órgãos e entidades federais poderão iniciar a nomeação dos aprovados para cargos que não exigem curso de formação inicial como etapa obrigatória do certame. Caberá a cada instituição dar prosseguimento ao processo de nomeação e posse. A expectativa do MGI é que as primeiras nomeações ocorram ainda em maio.
As vagas contemplam cargos de níveis médio e superior, abrangendo áreas como administração, educação, estatística, engenharia, comunicação, tecnologia e políticas públicas. Estão entre os órgãos beneficiados ministérios como o da Gestão e da Inovação, Agricultura e Pecuária, Cultura, Saúde e Planejamento, além de instituições como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Advocacia-Geral da União (AGU).
A portaria se baseia na Lei Orçamentária Anual de 2025, que garantiu os recursos financeiros necessários para o provimento dos cargos.
Conhecido como o “Enem dos Concursos”, o CPNU foi o maior concurso público já realizado no Brasil, reunindo 2.144.397 inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais. As remunerações variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.
As provas da primeira edição ocorreram em agosto do ano passado, em 218 municípios de todas as unidades da federação. Cerca de 1 milhão de candidatos participaram das provas objetivas e discursivas. O objetivo do governo é democratizar o acesso ao serviço público.
A ministra Esther Dweck confirmou que a segunda edição do CPNU deverá ser realizada no segundo semestre deste ano.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais