Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA Brasil), iniciativa gratuita e voluntária, foi criada para despertar o interesse de jovens brasileiros em uma das áreas mais promissoras da ciência e tecnologia: a inteligência artificial.
Organizada pelas instituições EduSpace, H2IA/UFPel e IIA/LNCC, a competição mobilizou estudantes de todas as regiões do Brasil ao longo de várias etapas. A primeira fase foi dedicada ao letramento digital e reuniu um número impressionante de participantes: 60.317 alunos. Desses, 30.911 eram do Paraná — mais da metade dos inscritos — o que já indicava a força do estado na disputa.
Na segunda fase, voltada ao aprofundamento técnico, o Paraná também se destacou: dos 3.332 classificados, 1.378 eram paranaenses. Já na terceira etapa, os alunos precisaram colocar a mão na massa e resolver tarefas práticas com uso de programação e análise de dados técnicos, aplicando metodologias próprias da área de IA para alcançar os resultados esperados.
Na reta final da competição, o Paraná seguiu em evidência. Dos 85 estudantes classificados para a última fase da ONIA, 29 são do estado, representando 34% do total de finalistas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora do evento. Em segundo lugar aparece São Paulo, com 17 alunos (20%), seguido por Ceará (13 alunos, 15%) e Piauí (11 estudantes, 13%).
Entre os finalistas estão alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A última fase da olimpíada foi realizada no último dia 15 de abril, com prova presencial exigindo raciocínio lógico, domínio de conceitos de IA e resolução de problemas complexos.
Douradina emplacou dois representantes entre os finalistas, mostrando que o talento para IA também está presente em cidades pequenas. Os estudantes são:
A etapa foi aplicada presencialmente no Colégio Cívico-Militar Douradina e os alunos demonstraram alto nível de preparo e dedicação.
Após a etapa presencial, os estudantes passaram por um treinamento específico voltado à fase final, com aulas ministradas por especialistas em inteligência artificial e ciências da computação. Essa preparação teve como objetivo afiar ainda mais as habilidades dos finalistas, que agora enfrentam o desafio decisivo da ONIA.
Ao final desse processo, os quatro melhores alunos do país vão receber medalhas de ouro e seguirão para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI), que será realizada entre os dias 2 e 9 de agosto de 2025 em Pequim, na China.
Como forma de incentivar a participação e reconhecer o esforço dos estudantes, o Governo do Paraná, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), premiou os 50 alunos com melhor desempenho na terceira fase da ONIA. Ao todo, foram distribuídos 70 prêmios — entre notebooks e tablets — totalizando um investimento estadual de R$ 380 mil.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, também comemorou o desempenho paranaense:
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China.”
Confira como ficou a classificação dos 85 estudantes finalistas por estado:
Veja a lista completa de classificados clicando aqui.
Leia também: Educação de Umuarama abre inscrições para o programa Brasil Alfabetizado
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais