Política

Câmara de Umuarama sedia audiência pública sobre obrigatoriedade da vacina contra a covid-19

A Câmara Municipal de Umuarama receberá no dia 7 de maio, às 18h, uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19 em criança de 6 meses a cinco anos. O evento foi proposto pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL) e terá como objetivo promover debate público sobre o tema.

A solicitação para uso do plenário partiu do vereador Lucas Grau (Novo), que, assim como o deputado, afirma ter recebido relatos de que em Umuarama teria sido exigida a apresentação da carteira de vacinação constando a imunização em algumas situações, o que, segundo eles, contrariaria legislação estadual que assegura a não obrigatoriedade da imunização.

A polêmica em torno da obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 segue gerando debates acalorados no Brasil. A controvérsia se intensifica no Estado diante da existência de uma lei estadual que estabelece que a imunização contra a covid-19 não pode ser compulsória, ou seja, não pode ser exigida como obrigatória para a realização de atividades cotidianas.

Essa tensão entre liberdade individual e responsabilidade coletiva coloca em discussão os limites da atuação do Estado e dos órgãos públicos de saúde, especialmente em contextos de pandemia. De um lado, defensores da vacinação em massa destacam seu papel fundamental no controle do vírus e na proteção da saúde pública. De outro, grupos contrários à obrigatoriedade argumentam que exigir o comprovante fere direitos constitucionais de escolha e autonomia.

A realização de uma audiência pública sobre o tema, como a que ocorrerá em Umuarama, reflete justamente essa disputa de narrativas. Proposta pelo deputado estadual Ricardo Arruda com apoio do vereador Lucas Grau, a iniciativa busca dar voz a pessoas que se sentem prejudicadas por medidas que consideram coercitivas, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos sobre a forma como políticas públicas de saúde são implementadas em nível local.

O debate, portanto, envolve não apenas questões sanitárias, mas também políticas, jurídicas e sociais, revelando um cenário de divisão de opiniões sobre o papel das vacinas na sociedade e sobre até onde vai o poder do Estado em situações de emergência de saúde pública.

Rudson de Souza

Recent Posts

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

15 minutos ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

41 minutos ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

58 minutos ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

1 hora ago

Colégio Hilda Kamal abre inscrições para curso técnico gratuito de Enfermagem

Oportunidade é destinada a quem já concluiu o Ensino Médio; inscrições seguem abertas até 9…

2 horas ago

Vídeo mostra policial civil salvando bebê que se engasgou durante amamentação no Paraná

Um vídeo mostra o momento em que o policial civil Álvaro Machado socorre uma bebê…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais