Política

Câmara de Umuarama sedia audiência pública sobre obrigatoriedade da vacina contra a covid-19

A Câmara Municipal de Umuarama receberá no dia 7 de maio, às 18h, uma audiência pública para discutir a obrigatoriedade da vacinação contra a covid-19 em criança de 6 meses a cinco anos. O evento foi proposto pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL) e terá como objetivo promover debate público sobre o tema.

A solicitação para uso do plenário partiu do vereador Lucas Grau (Novo), que, assim como o deputado, afirma ter recebido relatos de que em Umuarama teria sido exigida a apresentação da carteira de vacinação constando a imunização em algumas situações, o que, segundo eles, contrariaria legislação estadual que assegura a não obrigatoriedade da imunização.

A polêmica em torno da obrigatoriedade da vacina contra a covid-19 segue gerando debates acalorados no Brasil. A controvérsia se intensifica no Estado diante da existência de uma lei estadual que estabelece que a imunização contra a covid-19 não pode ser compulsória, ou seja, não pode ser exigida como obrigatória para a realização de atividades cotidianas.

Essa tensão entre liberdade individual e responsabilidade coletiva coloca em discussão os limites da atuação do Estado e dos órgãos públicos de saúde, especialmente em contextos de pandemia. De um lado, defensores da vacinação em massa destacam seu papel fundamental no controle do vírus e na proteção da saúde pública. De outro, grupos contrários à obrigatoriedade argumentam que exigir o comprovante fere direitos constitucionais de escolha e autonomia.

A realização de uma audiência pública sobre o tema, como a que ocorrerá em Umuarama, reflete justamente essa disputa de narrativas. Proposta pelo deputado estadual Ricardo Arruda com apoio do vereador Lucas Grau, a iniciativa busca dar voz a pessoas que se sentem prejudicadas por medidas que consideram coercitivas, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos sobre a forma como políticas públicas de saúde são implementadas em nível local.

O debate, portanto, envolve não apenas questões sanitárias, mas também políticas, jurídicas e sociais, revelando um cenário de divisão de opiniões sobre o papel das vacinas na sociedade e sobre até onde vai o poder do Estado em situações de emergência de saúde pública.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais