Mundo

Embalsamamento moderno: entenda procedimento usado no corpo do Papa Francisco

Antes de ser levado ao público, o corpo do Papa ficou na capela da residência de Santa Marta. A exposição ao público começa nesta quarta-feira (23), com o caixão sendo colocado na Basílica de São Pedro, onde permanecerá até a noite de sexta-feira (25), permitindo que milhares de fiéis prestem suas últimas homenagens. A preservação do corpo durante esse período prolongado é garantida por uma técnica moderna que o Vaticano adotou oficialmente em 1914, com o Papa Pio X sendo o primeiro a passar pelo procedimento.

Esse método envolve a abertura das veias do pescoço ou da virilha para drenar o sangue e injetar uma solução composta por formal, álcool, água e corantes. Essas substâncias impedem a ação de bactérias e retardam o processo de decomposição, permitindo a exposição pública sem sinais visíveis de deterioração.

O método atual foi adotado de forma definitiva após um incidente em 1958, durante a preparação do corpo do Papa Pio XII. Na época, o médico Riccardo Galeazzi-Lisi alegou ter utilizado uma técnica semelhante àquela usada, segundo ele, para preservar o corpo de Jesus. O procedimento envolveu o uso de um saco plástico com ervas e óleos, o que, em vez de conservar, acelerou a decomposição e provocou odores tão fortes que os guardas do Vaticano precisaram se revezar a cada 15 minutos para permanecer próximos ao caixão.

Desde 1903, com a morte do Papa Leão XIII, deixou-se de retirar os órgãos dos pontífices, prática anteriormente comum com o intuito de guardar partes do corpo como relíquias religiosas. A diretriz atual é manter o corpo do Santo Padre intacto.

Leia também: Vaticano detalha cerimônias de fechamento do caixão e sepultamento do Papa Francisco

Últimos momentos

Na madrugada de segunda-feira (21), o Papa Francisco faleceu aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral. O pontífice argentino Jorge Mario Bergoglio estava na residência de Santa Marta, no Vaticano, onde morava desde sua eleição em 2013. A morte ocorreu quase um mês após uma prolongada hospitalização por problemas respiratórios.

Mesmo com a saúde debilitada, Francisco manteve-se próximo dos fiéis até seus últimos dias. No domingo anterior à sua morte, data da Páscoa, ele decidiu saudar o público na Praça de São Pedro a bordo do papamóvel, logo após a tradicional bênção “urbi et orbi” (à cidade e ao mundo).

“Obrigado por me trazer de volta à praça”, disse ao enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappeti, segundo o Vatican News.

Funeral e homenagens

O funeral de Francisco está marcado para sábado (26), às 10h (5h de Brasília), na Praça de São Pedro. A cerimônia deve reunir meio milhão de fiéis, segundo a imprensa italiana, além de líderes mundiais como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o ucraniano Volodimir Zelensky e o ex-presidente americano Donald Trump. Já Vladimir Putin, presidente da Rússia, anunciou que não participará da cerimônia.

Na manhã desta quarta-feira (23), às 9h (4h de Brasília), o caixão com os restos mortais de Francisco foi trasladado da residência de Santa Marta até a Basílica de São Pedro. A missa fúnebre foi celebrada por autoridades eclesiásticas e, após a cerimônia, o corpo foi levado para seu local de descanso final.

Sepultamento e legado

Diferente de seus antecessores mais recentes, Francisco optou por ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O túmulo será marcado por uma lápide simples, com apenas a inscrição “Franciscus”, seu nome papal em latim. O local foi escolhido pelo próprio Papa, refletindo o estilo discreto que marcou seu pontificado.

O corpo do primeiro Papa das Américas será enterrado a cerca de 11 mil quilômetros de seu bairro de origem, Flores, em Buenos Aires. A despedida solene marca o fim de um papado que rompeu tradições, se aproximou dos marginalizados e abriu novos caminhos para a Igreja Católica.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais