Paraná

Frente instável deve provocar temporais e acumulado de até 80 mm de chuva no Paraná

O Paraná deve enfrentar temporais entre a noite desta quarta-feira (23) e sexta-feira (25) devido à formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai.

O fenômeno avança em direção ao Estado, elevando o risco de chuvas intensas, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

A previsão aponta acumulados de chuva entre 40 mm e 80 mm, com possibilidade de registros superiores em pontos isolados, especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste. A Defesa Civil Estadual acompanha a situação e avalia a necessidade de emissão de alertas.

De acordo com o Simepar, os primeiros sinais de instabilidade devem surgir ainda nesta quarta-feira nas regiões Oeste e Sudoeste, com chuvas leves a moderadas e trovoadas.

Na madrugada de quinta-feira (24), os temporais devem ganhar força e se estender ao longo do dia, com incidência significativa de raios.

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, destaca que essas regiões concentram os maiores riscos. “A previsão é de acumulados elevados, entre 60 e 80 milímetros. Em alguns municípios, os volumes podem ser ainda maiores”, afirma.

Na manhã de quinta-feira, as chuvas avançam para o Centro-Sul, Noroeste e Norte do Paraná. Nessas áreas, os volumes previstos variam entre 40 mm e 80 mm, com tendência de queda de intensidade a partir da manhã de sexta-feira (25).

Nos Campos Gerais, Leste e Norte Pioneiro, os temporais devem ser mais expressivos entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta. O acumulado estimado varia entre 40 mm e 60 mm, podendo ser ultrapassado de forma localizada nos Campos Gerais.

A Defesa Civil, por meio do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), monitora o avanço das tempestades e pode emitir alertas para estruturas de apoio e para a população. Segundo Marcos Vidal, porta-voz do órgão, o acompanhamento preventivo já começou.

“A informação antecipada ajuda na preparação das estruturas e na adoção de medidas de autoproteção pela população”, diz.

As regiões com maior risco para alagamentos, enchentes e enxurradas são o Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Estado. No restante do território paranaense, embora o risco seja considerado menor, não se descarta a ocorrência de eventos pontuais.

Moradores podem se cadastrar para receber alertas gratuitos da Defesa Civil via SMS, enviando o CEP para o número 40199. O serviço também está disponível por canais como WhatsApp, Telegram e TVs por assinatura.

O Simepar monitora as condições meteorológicas com o apoio de 120 estações automáticas, três radares e cinco sensores de descargas elétricas. Os dados meteorológicos detalhados para os 399 municípios do Estado estão disponíveis no site, com atualizações duas vezes ao dia.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

8 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

8 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

8 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

9 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

9 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais