Foto: Divulgação/Vaticano
O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco. Ele faleceu às 7h35 da manhã no horário de Roma (2h35 em Brasília), em seu apartamento na Casa Santa Marta, no Estado da Cidade do Vaticano. A causa da morte, segundo o atestado de óbito assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, foi um derrame cerebral, seguido por coma e uma parada cardiorrespiratória irreversível.
De acordo com o documento médico, Papa Francisco apresentava um quadro clínico complexo, com histórico de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana. Também sofria de bronquiectasias múltiplas — uma condição pulmonar que compromete a capacidade respiratória — além de hipertensão arterial e diabetes tipo II.
Esses fatores contribuíram para o agravamento do estado de saúde do pontífice, que vinha sendo acompanhado de perto por uma equipe médica nos últimos meses.
Leia também: Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais com direito a voto no Conclave
A constatação oficial da morte foi feita por meio de um registro eletrocardiotanatográfico, um exame utilizado para verificar a ausência completa de atividade cardíaca. No laudo, o professor Arcangeli escreveu: “Declaro que as causas da morte, segundo minha ciência e consciência, são as acima indicadas”.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais