Sem categoria

Vaticano confirma morte de Papa Francisco por AVC e parada cardiorrespiratória irreversível

O Vaticano confirmou nesta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco. Ele faleceu às 7h35 da manhã no horário de Roma (2h35 em Brasília), em seu apartamento na Casa Santa Marta, no Estado da Cidade do Vaticano. A causa da morte, segundo o atestado de óbito assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Vaticano, foi um derrame cerebral, seguido por coma e uma parada cardiorrespiratória irreversível.

Histórico de saúde

De acordo com o documento médico, Papa Francisco apresentava um quadro clínico complexo, com histórico de insuficiência respiratória aguda causada por pneumonia bilateral multimicrobiana. Também sofria de bronquiectasias múltiplas — uma condição pulmonar que compromete a capacidade respiratória — além de hipertensão arterial e diabetes tipo II.

Esses fatores contribuíram para o agravamento do estado de saúde do pontífice, que vinha sendo acompanhado de perto por uma equipe médica nos últimos meses.

Leia também: Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais com direito a voto no Conclave

Declaração oficial

A constatação oficial da morte foi feita por meio de um registro eletrocardiotanatográfico, um exame utilizado para verificar a ausência completa de atividade cardíaca. No laudo, o professor Arcangeli escreveu: “Declaro que as causas da morte, segundo minha ciência e consciência, são as acima indicadas”.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais