Cotidiano

Forças de segurança desarticulam quadrilha de roubos a bancos no Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, focada na desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. Ações ocorreram simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três de busca e apreensão. Um suspeito foi preso, e apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é investigado por participação na tentativa de roubo frustrada em janeiro, em Ponta Grossa, e no assalto à Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, ocorrido em setembro de 2024.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou a relevância da cooperação entre as instituições. “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

As investigações a quadrilha de roubos a bancos foram conduzidas pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da operação os grupos TIGRE e FERA/DENARC, da PCPR, e o COE/BOPE, BPRONE, CIOC e DINT, da PMPR.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, reforçou a importância do trabalho contínuo. “A cooperação entre as instituições foi essencial para esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir crimes de grande impacto”, disse.

Na primeira fase da operação, em 17 de janeiro, o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Houve confronto armado, resultando na morte de seis suspeitos. Foram apreendidos sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da ação integrada. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação simboliza a integração das forças de segurança do Estado. As duas fases da Integrare reforçam o compromisso do Paraná com a atuação articulada e eficaz no combate ao crime organizado e as quadrilhas de roubos a bancos.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

2 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

4 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

5 horas ago

Homem fica gravemente ferido após ataque com facão em Pérola

Um homem de 37 anos ficou gravemente ferido após ser atacado com um facão na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais