Sem categoria

Polícia Civil resgata mais de 5 mil animais vítimas de maus-tratos em criadouro ilegal no Paraná

A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (11) uma operação que resultou no resgate de mais de 5 mil aves e outros animais submetidos a condições precárias em uma propriedade rural de Arapongas.

A ação foi deflagrada após denúncia anônima sobre comércio ilegal de aves silvestres no local.

Durante a operação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e uma veterinária especializada de Londrina, os agentes encontraram os animais em situação alarmante.

As aves estavam confinadas em gaiolas superlotadas, sujas e com ração mofada e infestada de larvas. O local apresentava falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina.

O delegado Anderson Seiji Kudo, responsável pela operação, relatou que muitas aves apresentavam desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas.

“Encontramos inclusive animais mortos no local”, afirmou. Cerca de 500 aves em estado mais crítico foram encaminhadas urgentemente para tratamento veterinário. Além das aves, foram resgatados 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia, muitos com sinais de sarna e outros problemas de saúde.

Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como responsáveis pelo criadouro. Um deles declarou à polícia que atua como criador há 20 anos e comercializa os animais para todo o país.

Os suspeitos foram levados à delegacia, onde assinaram Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos animais e receberam multa aplicada pela Guarda Civil Municipal.

A PCPR reforçou os canais para denúncias de maus-tratos, que podem ser feitas através do site da polícia, pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone 197.

As denúncias podem ser anônimas e devem relatar situações de abuso ou maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou exóticos.

(OBemdito com informações da AEN)

Rudson de Souza

Recent Posts

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

10 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

10 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

11 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

11 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

11 horas ago

Ingressos do Inovação & Negócios seguem à venda pelo 1º lote em Umuarama

Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais