Cerca de 500 aves em situação mais crítica foram resgatadas e encaminhadas a um centro veterinário para tratamento (Foto AEN)
A Polícia Civil realizou nesta sexta-feira (11) uma operação que resultou no resgate de mais de 5 mil aves e outros animais submetidos a condições precárias em uma propriedade rural de Arapongas.
A ação foi deflagrada após denúncia anônima sobre comércio ilegal de aves silvestres no local.
Durante a operação, que contou com apoio da Guarda Civil Municipal Ambiental, Polícia Militar Ambiental e uma veterinária especializada de Londrina, os agentes encontraram os animais em situação alarmante.
As aves estavam confinadas em gaiolas superlotadas, sujas e com ração mofada e infestada de larvas. O local apresentava falta de iluminação natural e acúmulo de fezes e urina.
O delegado Anderson Seiji Kudo, responsável pela operação, relatou que muitas aves apresentavam desnutrição, ferimentos, cegueira e fraturas.
“Encontramos inclusive animais mortos no local”, afirmou. Cerca de 500 aves em estado mais crítico foram encaminhadas urgentemente para tratamento veterinário. Além das aves, foram resgatados 35 coelhos e 30 porquinhos-da-índia, muitos com sinais de sarna e outros problemas de saúde.
Dois homens, de 27 e 51 anos, foram identificados como responsáveis pelo criadouro. Um deles declarou à polícia que atua como criador há 20 anos e comercializa os animais para todo o país.
Os suspeitos foram levados à delegacia, onde assinaram Termo Circunstanciado por Infração Penal (TCIP) pelo crime de maus-tratos animais e receberam multa aplicada pela Guarda Civil Municipal.
A PCPR reforçou os canais para denúncias de maus-tratos, que podem ser feitas através do site da polícia, pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone 197.
As denúncias podem ser anônimas e devem relatar situações de abuso ou maus-tratos contra animais silvestres, domésticos ou exóticos.
(OBemdito com informações da AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais