Cotidiano

Ipardes realiza levantamento socioeconômico em Umuarama e outros 42 municípios

Umuarama e outras 42 cidades do Paraná estão no foco da maior pesquisa socioeconômica estadual já realizada. A ação é conduzida pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

A Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) busca traçar um retrato detalhado da população paranaense. O levantamento segue em sua segunda semana de trabalho de campo. Desde o início da coleta de dados, 6.423 entrevistas foram realizadas em 40 cidades. Isso representa 29,3% da meta prevista para essas localidades.

Em Leópolis, no Norte, a meta já foi atingida. Em outras cidades, os números também avançam. Uraí atingiu 95% da amostra. Cornélio Procópio chegou a 81%. União da Vitória, 75%. Apucarana, 71%. Paranaguá e Paranavaí alcançaram 69% cada.

Nesta fase, os pesquisadores retornam às cidades já visitadas e iniciam os trabalhos em mais quatro: Bandeirantes, Cianorte, Santa Mariana e São Mateus do Sul. Em Umuarama, o trabalho dos entrevistadores já começou. Eles visitam residências urbanas e rurais. As entrevistas duram de 10 a 15 minutos.

Todos os entrevistadores usam crachá, colete do Ipardes e materiais informativos. As informações coletadas envolvem moradia, renda, escolaridade e alimentação. A PAD-PR pretende alcançar 60 mil domicílios até junho. É três vezes mais ampla do que a PNAD, do IBGE. A base de dados servirá para orientar políticas públicas e atrair investimentos privados.

O presidente do Ipardes, Jorge Callado, destaca o ineditismo do trabalho. “Os resultados serão detalhados, com indicadores claros de cada região”, afirmou.

O estudo é financiado pelo Fundo Paraná, com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados serão divulgados em um painel interativo até o fim de 2025. Eles estarão disponíveis no site oficial do Ipardes.

A participação dos moradores de Umuarama é essencial. As respostas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados e usadas apenas para fins estatísticos.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

16 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

41 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

1 hora ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais