Saúde

Justiça Federal suspende resolução que permitia a farmacêuticos prescrever medicamentos

A Justiça Federal em Brasília suspendeu nesta segunda-feira (31) a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizava farmacêuticos a prescreverem medicamentos. A decisão, tomada em ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), considerou que a medida invade atribuições exclusivas dos médicos.

O juiz federal Alaôr Piacini afirmou que “o balcão de farmácia não é local para se firmar um diagnóstico nosológico de uma doença, porque o farmacêutico não tem competência técnica, profissional e legal para tal procedimento”. Segundo ele, apenas médicos têm formação adequada para diagnosticar e indicar tratamentos.

A decisão citou a Lei 12.842/2013 (Lei do Ato Médico), que reserva aos médicos a competência para diagnosticar doenças e prescrever terapias. O magistrado também mencionou casos de diagnósticos inadequados por não médicos, amplamente divulgados pela imprensa, como justificativa para a suspensão.

A Resolução 5/2025 do CFF permitia a farmacêuticos prescrever e renovar receitas, inclusive em situações de risco de morte iminente. O CFM, no entanto, sustenta que esses profissionais não têm qualificação legal ou técnica para definir tratamentos.

O plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) havia aprovado, no dia 20 de fevereiro deste ano, uma resolução que respaldava oficialmente o profissional farmacêutico a prescrever medicamentos categorizados como tarjados e que, em tese, exigiriam receita médica. Na última segunda-feira (17), a resolução foi publicada no Diário Oficial da União e entraria em vigor em 30 dias.

Rudson de Souza

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais