Saúde

Pacientes reclamam de demora e superlotação em clínica onde ocorrem consultas oftalmológicas

Nesta segunda-feira (20) a reportagem de OBemdito foi contactada por um morador de Umuarama que queria registrar uma queixa sobre o atendimento oftalmológico na cidade, que é feito na Clínica de Olhos, por meio de prestação de serviço junto à Prefeitura de Umuarama, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente mencionou que havia cerca de 50 pessoas aguardando atendimento antes do horário dele, previsto para 13h e que algumas pessoas estavam com consulta prevista para 12h30 e sequer tinham tido a pupila dilatada para realização dos exames.

“Eu não sei o que acontece, não sei qual é o critério, nem como esses procedimentos de agendamentos funcionam, mas aqui, só há um oftalmologista para atender quase 50 pessoas, via de regra, pessoas de idade, que demandam mais tempo de consulta, haja vista que problemas de visão são frequentes em pessoas com idade avançada”, disse à reportagem.

A Prefeitura, por sua vez, informou que a Secretaria Municipal de Saúde possui quatro especialistas que atendem oftalmologia. “Na clínica em questão, são agendados 15 consultas às 13h e 15 pacientes às 15h às segundas e quartas-feiras. O tempo de espera nesta especialidade gira em torno de 30 a 40 dias, conforme disponibilidade de agenda dos profissionais”, ressaltou em nota a assessoria de imprensa.

O paciente não conseguiu ser atendido por causa do grande volume de pessoas aguardando e terá de reagendar. De acordo com a Secretaria de saúde, o tempo médio de espera para consulta com especialista em oftalmologia já foi de dez meses, e hoje “o atendimento já foi agilizado”, embora não tenha informado exatamente quanto tempo um cidadão precisa esperar para ser atendido.

“Conforme a secretária Maria Harue, a secretaria se empenhou para eliminar a fila e disponibilizar um atendimento de qualidade e ágil, prezando sempre pela qualidade do serviço para atender às necessidades da população de Umuarama. As agendas são organizadas com o cuidado de reduzir ao máximo o tempo de espera do usuário, respeitando os protocolos de distanciamento social”, salientou a Secretaria de Comunicação (Secom).

No caso da clínica atendente disse ao paciente que às vezes as consultas vão até 22h, por “culpa da Secretaria”. “Depois de reclamações de diversas pessoas, uma atendente, mal educada por sinal, nos informou que a culpa é da Secretaria de Saúde e/ou das UBS, que, agendam todas as pessoas para o mesmo horário, se forem 10, 20 ou 40 serão todas para o mesmo horário”, contou o paciente.

A Prefeitura afirmou à reportagem que “diante das reclamações expostas, o prestador será questionado quanto à organização e fluxo de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde acompanhará os atendimentos prestados pela clínica contratada e adotar as medidas necessárias”.

Redação

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

23 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

49 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais