Foto: Assessoria PMU
Cerca de 80 mudas de árvores – entre nativas, frutíferas e ornamentais – foram plantadas com a supervisão da Diretoria de Meio Ambiente do município nesta terça-feira (21), em três praças da cidade, em comemoração ao Dia da Árvore.
O plantio teve parceria com a iniciativa privada e substituiu o tradicional ‘abraço ambiental’, realizado costumeiramente no Bosque Uirapuru, ao lado de entidades e clubes de serviço.
A mudança ocorreu devido à pandemia de coronavírus, quando devem ser evitadas as aglomerações. O primeiro plantio foi na Praça Oscar Thompson, com a presença do diretor do Hospital Cemil – que forneceu 20 mudas de ipês de cores cariadas –, João Jorge Hellu, médicos, enfermeiros e pacientes de covid-19 que se recuperaram da doença, a equipe do Meio Ambiente da Prefeitura e a diretora Rafaela Moreira, e o chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT), Felipe Furquim de Oliveira.
Em seguida, mais 20 mudas de quaresmeiras, brincos de índio e patas de vaca foram plantados na Praça Tupi Guarani (largo entre as avenidas Manaus e Ângelo Moreira da Fonseca, em parceria com a equipe da Construtora Quadra 1.
Na parte da tarde, a equipe do Meio Ambiente fechou a programação do Dia da Árvore com o plantio de 40 mudas na Praça Castro Alves (Avenida da Estação, próximo à 7ª Subdivisão Policial), com o apoio do IAT e da Sanepar, tendo como representante o funcionário Ricardo Mendes da Cruz.
A diretora do Meio Ambiente, Rafaela Moreira, agradeceu o envolvimento da sociedade nas ações ambientais e disse que ampliar a arborização é fundamental para a qualidade de vida da população.
“A quantidade de árvores tem impacto direto na temperatura ambiente e na qualidade do ar, além de embelezar a cidade. Tudo fica mais alegre onde temos mais plantas e o Dia da Árvore nos leva também a refletir sobre a ecologia”, disse.
O médico João Jorge afirmou que além da data especial, o hospital também comemorou com o plantio das mudas o grande número de vidas salvas durante a pandemia de coronavírus. “Árvore é vida, é o futuro do nosso planeta. Essa praça estava sem vida, com poucas árvores, e simbolizando as mais de 1 mil vidas salvas da covid nos juntamos à Prefeitura para esta ação”, afirmou.
O chefe do IAT, Felipe Furquim, em nome do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, lembrou que em um ano o Paraná plantou mais de 2,5 milhões de mudas de árvores, contribuindo para a recuperação e ampliação da cobertura verde no Estado. Em Umuarama, nos últimos meses, foram plantadas cerca de 1.900 mudas das mais variadas espécies.
(Assessoria PMU)
Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…
Neste ano a programação não será exclusivamente sertaneja
Programação inclui apresentações da Orquestra Municipal, atrações culturais e show nacional de Tom Carfi.
Pescador de Maringá tem captura homologada pela BGFA Recordes e conquista dois títulos nacionais
A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena
Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)
Este site utiliza cookies
Saiba mais