Fotos: Jaqueline Mocellin/OBemdito
A UniAlfa Faculdade de Umuarama realizou a Aula Magna do curso de Direito, ano 2025, na noite da última segunda-feira (24). O auditório da instituição de ensino estava lotado para receber a juíza de direito Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi, convidada especial.
A noite começou animada com apresentação de um grupo de pagode composto por Cleiton Fernandes, Tiago Rocha e Adriano Lima. Em seguida foram dadas as boas-vindas e ocorreu a apresentação de todo o corpo docente. O público, composto quase que totalmente por acadêmicos, ovacionou todos os professores, além da coordenadora/professora Rosane Meyer.
A palestra com a juíza Dra. Daniele na UniAlfa começou na sequência. Ela abordou o tema “Contribuições do Neurodireito para o Processo Penal”. Confira no fim da reportagem o currículo da convidada.
Assim que iniciou, a juíza falou sobre sua trajetória, os concursos que fez e como foi o início de sua carreira como magistrada. Atualmente a profissional atua na Vara Cível e Anexos da Comarca de Loanda.
Ela explicou aos estudantes da UniAlfa que durante a pandemia sentiu vontade de voltar a estudar. A princípio, fez alguns cursos de pós-graduação de forma online e depois começou a cursar algumas disciplinas em um mestrado virtual. Entretanto, para dar sequência ao ritmo de estudos, escolheu aprofundar sua pesquisa no campo do neurodireito.
A palestrante disse que o neurodireito envolve estudos relacionados com o comportamento humano. Para a Dra. Daniele, o estudo do funcionamento da mente das pessoas é de sumo interesse para o direito. Ela lembrou que os estudos nessa área tiveram início ainda na década de 1970, no entanto, eram voltados ao setor de marketing.
“Somente com o avanço dos estudos perceberam que também havia influência direta no direito. Neste sentido podemos ligar o neurodireito aos fatores que levam as pessoas à tomada de decisões”, comentou a juíza ao público presente na UniAlfa.
A magistrada abordou vários outros assuntos e, por fim, foi aberto espaço para perguntas por parte do público. Alunos e professores da UniAlfa fizeram questionamentos, que foram prontamente respondidos pela convidada.
A coordenadora do curso de direito da faculdade ficou satisfeita com o tema apresentado na Aula Magna 2025. Além disso, analisou como positiva a participação da comunidade acadêmica no evento.
“Estamos muito felizes com o sucesso da nossa Aula Magna! Neste ano, o tema escolhido, ‘Contribuições do Neurodireito para o Processo Penal’, ressalta a importância de integrar conhecimentos interdisciplinares. Essa abordagem é fundamental para a formação de profissionais mais conscientes e bem preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da atuação jurídica”, finalizou Rosane Meyer.
Acompanhe as novidades da UniAlfa pelo Instagram (clique aqui).
A convidada da Aula Magna 2025 da UniAlfa foi a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Dra. Daniele Liberatti Santos Takeuchi. Ela atua na Vara Cível e Anexos da Comarca de Loanda e graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano de 2008. Também é pós-graduada em Direito do Trabalho pela Uniandrade, no ano de 2010.
A magistrada é Mestre em Direito e Poder Judiciário pelo Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A obtenção do título aconteceu em 2023. Além disso, a palestrante é pesquisadora do Laboratório de Prevenção de Erros Judiciários (Lapej), vinculado ao Mestrado Profissional da Enfam desde 2024.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais