Foto: Danilo Martins/OBemdito
A Prefeitura de Umuarama anunciou mudanças no sistema de transporte público da cidade. O modelo atual de concessão será substituído por uma gestão direta, com a prefeitura assumindo a posse da frota de ônibus e contratando uma empresa para administrar o serviço.
Atualmente, o transporte é operado por uma empresa privada, que é responsável tanto pela frota quanto pela gestão do serviço. No novo formato, a prefeitura será dona dos veículos e contratará uma empresa para fazer a gestão. A mudança visa reduzir os custos com manutenção e melhorar a qualidade do serviço.
“O projeto foi idealizado pelo prefeito Fernando Scanavaca e tem como objetivo melhorar a qualidade do serviço prestado à população e reduzir os custos”, afirmou Valdecir Gonçalves Capelli, secretário da pasta de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).
A prefeitura já iniciou a compra de novos ônibus e micro-ônibus. “Neste primeiro momento, compramos oito veículos: três ônibus e cinco micro-ônibus. Já licitamos e a empresa vencedora está em fase de contrato. Temos a previsão de comprar mais dois ônibus, e o restante será adquirido em 2026”, explicou Capelli.
Ainda não há um número exato de veículos necessários para atender a demanda, mas a prefeitura deverá alugar veículos temporariamente até que um estudo conclua a quantidade ideal de ônibus.
“Estamos fazendo estudos para melhorar o serviço. Isso pode envolver aumentar o número de ônibus ou ajustar os horários. Tudo será definido com base no edital”, destacou o secretário.
Atualmente, o serviço de transporte é operado pela Viação Umuarama, por meio de um contrato emergencial, que vence em junho deste ano. A prefeitura buscará renovar o contrato de forma emergencial até que a nova frota seja entregue.
“Assim que o edital for lançado e a empresa ganhadora assumir a gestão, ela cuidará dos ônibus adquiridos pela prefeitura. Até lá, uma renovação emergencial pode ser necessária para garantir a continuidade do serviço. A previsão é de que a mudança ocorra ainda neste ano. Tudo vai depender da chegada dos ônibus que foram adquiridos”, explicou Capelli.
Para financiar a compra dos veículos, a prefeitura obteve recursos a fundo perdido do governo estadual, no valor de R$ 15 milhões. O restante será obtido por meio de outras fontes de financiamento e emendas parlamentares.
“Os ônibus adquiridos são de alta qualidade, com ar condicionado e possivelmente wi-fi. São veículos de primeira linha”, afirmou Capelli.
A nova gestão do transporte público poderá incluir a ampliação do número de linhas e ajustes nos horários. A prefeitura está realizando um estudo para otimizar a cobertura das linhas e atender bairros atualmente não atendidos.
“Precisamos trazer os usuários de volta ao transporte público. O objetivo é transportar um maior número de pessoas e melhorar a acessibilidade”, destacou o secretário.
Apesar das melhorias, a tarifa de R$ 4 não deverá ser alterada. “O prefeito não cogita aumentar a tarifa. Porém, não será possível reduzi-la devido aos custos. A intenção é diminuir o valor repassado à Viação Umuarama e redirecionar esses recursos para áreas como saúde e educação”, completou.
Além da renovação da frota, a prefeitura planeja melhorias no sistema de integração das linhas. Embora novos terminais não estejam previstos para o momento, a prefeitura estuda a criação de pontos de embarque descentralizados.
“A ideia é criar pontos de integração, onde vários ônibus possam fazer a conexão. Tudo será feito por meio de um cartão de usuário”, finalizou Capelli.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais