Esporte

Atleta de Taekwondo de Umuarama inspira irmãos e sonha com grandes conquistas

Ana Júlia das Neves Silva, 17 anos, tem se destacado no Taekwondo não apenas pelos troféus e medalhas conquistados, mas também pelo impacto que causa dentro de casa. A jovem, que treina no Projeto Taekwondo da Cidadania, no bairro Ouro Branco, em Umuarama, é a principal inspiração para seus irmãos mais novos, de 5 e 11 anos.

“Eu me sinto orgulhosa dela, porque é uma coisa que ela gosta e quer para o futuro. E ela mesma tenta passar essa paixão para os irmãos. Para nós, é motivo de muito orgulho”, afirma a mãe, Delma Silva, professora.

Ana Júlia iniciou no esporte aos 8 anos, inspirada pelo pai, Sérgio Henrique das Neves, que praticou a modalidade na juventude. “Levamos ela para uma aula experimental, e foi nesse momento que ela se interessou”, relembra Delma.

Natural de Apucarana, a jovem se mudou para Umuarama com a família em 2011 e, desde então, se dedicou ao esporte. Seu primeiro grande resultado veio em 2017, quando conquistou o ouro em um campeonato em Palotina. No mesmo ano, subiu ao pódio novamente no 2º Festival de Taekwondo, em Peabiru.

Retorno e superação da Atleta de Taekwondo

Apesar de um período afastada dos tatames, Ana Júlia retomou os treinos em 2024 com ainda mais dedicação. Segundo o professor Ailton Rebelatto, do Projeto Taekwondo da Cidadania, o talento da jovem sempre se destacou.

“Ela está com a gente há mais de dez anos e tem um potencial muito grande. Desde quando entrou na academia, sempre teve facilidade para aprender. Mesmo depois de ter ficado parada, voltou ainda melhor. Agora, quer disputar a seletiva do Paranaense e entrar para a seleção”, explica Rebelatto.

Inspiração para os irmãos

O impacto de Ana Júlia vai além das competições. Seus irmãos Pedro Henrique, de 11 anos, e Miguel Henrique, de 5, também iniciaram na modalidade motivados por ela. Miguel, que tem autismo, encontrou no esporte um meio de evoluir suas habilidades e interação.

“Pedro sempre a acompanhou nas aulas e hoje também treina. Já o Miguel começou recentemente e está no nível 2”, conta Delma.

O professor Rebelatto reforça o progresso de Miguel. “Ele é muito inteligente. Por conta do autismo, o treinamento é diferenciado, mas ele faz coisas que os pais nem imaginavam”, destaca.

Foco no futuro

No último ano do ensino médio no Colégio Bento Mossurunga, Ana Júlia pretende conciliar os estudos com a paixão pelo esporte. Seu interesse é cursar Educação Física para seguir no mundo esportivo, seja como atleta ou professora.

“Ela também gosta de língua portuguesa e de pintura. Não quer parar de estudar e deseja conciliar o trabalho com o esporte”, revela a mãe.

Com orgulho, Delma torce para que a filha alcance voos ainda mais altos. “O que eu desejo é que ela continue evoluindo, se classificando para o Paranaense e outras seletivas”, afirma.

Próximos desafios da Atleta de Taekwondo

As seletivas para o Campeonato Paranaense acontecem em abril, em Marechal Cândido Rondon e Santo Antônio da Platina. Quem garantir a classificação disputará o estadual em julho. Os melhores do torneio representarão o Paraná no Campeonato Brasileiro, em novembro, em Aracaju, Sergipe.

Antes disso, Ana Júlia se prepara para um momento importante: a troca de faixa, marcada para 22 de março. Ela avançará da faixa roxa para a amarela, um passo a mais em sua jornada no Taekwondo.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

2 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

2 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

3 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

5 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

7 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais