Paraná

Operação do Gaeco afasta 8 policiais militares suspeitos de cobrarem propina

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, deflagrou nesta quinta-feira (6) a segunda fase da operação Chave Pix, que investiga um suposto esquema de cobrança de propina realizado por policiais militares contra comerciantes que buscam produtos no Paraguai.

A Vara da Auditoria da Justiça Militar do Paraná expediu as ordens judiciais.

Os agentes cumpriram 14 mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha do Itaipu, no Paraná, e em Joinville, em Santa Catarina. Os locais alvo dos mandados estão ligados a policiais militares. Um dos endereços, inclusive, é a sede do destacamento da PM em Santa Terezinha do Itaipu. Também foram fiscalizados os endereços de quatro homens civis e de um policial militar exonerado.

Além disso, oito mandados de afastamento da função pública foram cumpridos na operação do Gaeco, juntamente com medidas cautelares e mandados de busca pessoal. Até a publicação desta reportagem, o Gaeco não havia informado se alguém foi preso em flagrante.

Esquema de propina

De acordo com o Gaeco, os policiais abordavam grupos de compradores na BR-277 e, durante a entrevista, exigiam valores em dinheiro, principalmente por meio do Pix, para que as mercadorias e veículos não fossem apreendidos.

As investigações, que tiveram início em 2023, também apontaram que o dinheiro repassado via Pix aos policiais era depositado em contas de terceiros, que, posteriormente, enviavam as quantias aos familiares dos agentes de segurança pública.

No total, mais de 100 pessoas que teriam sido vítimas já foram ouvidas durante os trabalhos do Gaeco, que conseguiu identificar o envolvimento de outros policiais militares no esquema.

Para dar continuidade às investigações, o Gaeco recolheu, nesta quarta-feira, celulares, documentos, computadores e outros itens. A Corregedoria da Polícia Militar do Paraná tem dado apoio aos trabalhos realizados.

O Núcleo Regional do Gaeco em Foz do Iguaçu segue com as investigações e recebe informações e denúncias pelo telefone (45) 3308-1344 e/ou pelo e-mail gaeco.foz@mppr.mp.br.

(Com informações MPPR)

Carlos Da Cruz

Formado em 2015 no curso de Jornalismo, pela Unigran - Dourados/MS. Trabalhou com telejornalismo por 9 anos. Apaixonado por esportes, principalmente futebol.

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

5 horas ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

5 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

6 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

6 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

7 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais