Paraná

Vrajamany Rocha, o “Menino do Tigre”, superou o acidente e agora busca ouro paralímpico

Vrajamany Rocha, de 22 anos, é um exemplo de superação. Conhecido como o “Menino do Tigre”, ele se tornou um dos mais renomados paratletas de natação do Brasil. Sua história começou em 2014, quando, durante um acidente no Zoológico de Cascavel, no Oeste, teve o braço arrancado por um tigre.

O incidente aconteceu enquanto Vrajamany e seu pai visitavam o local. Após se aproximarem do tigre para tirar uma foto, ele colocou o braço para dentro da grade, quando o animal o atacou. “Lembro de tudo. Do meu pai me socorrendo até minha recuperação no hospital”, relembra o atleta.

Após o acidente, Vrajamany foi levado ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), onde passou por uma cirurgia e um longo processo de reabilitação. Em 2016, dois anos depois do ocorrido, ele começou a praticar esportes, incentivado pela sua mãe.

“Após a reabilitação, fui para um clube de iniciação esportiva. Ali, um professor me levou para a equipe de base do Comitê Paralímpico de São Paulo”, conta. Desde então, Vrajamany se dedicou ao esporte e, em 2021, conquistou sua primeira medalha de ouro em um campeonato brasileiro de natação.

Mesmo com o avanço da pandemia de Covid-19 em 2020, que fez com que ele treinasse em casa, Vrajamany continuou a melhorar seu desempenho. “Treinei sozinho e comecei a ganhar força e flexibilidade”, lembra.

Hoje, Vrajamany mora e treina em Uberlândia (MG), onde tem se destacado em competições. Com mais de 40 medalhas em campeonatos brasileiros, seu maior sonho é representar o Brasil nas Paralimpíadas.

Apesar do sucesso, o atleta ainda não tem patrocinadores e depende do Bolsa Atleta. “Todo atleta enfrenta dificuldades antes de conquistar patrocínios. Eu não sou diferente”, revela.

Inspirado por sua história, Vrajamany se tornou um exemplo de resiliência. Para outros que passaram por amputações, ele deixa uma mensagem de força: “A verdadeira limitação é mental. Todos conseguem superar.”

Relembre o caso menino do tigre

Em 2014, o acidente envolvendo Vrajamany e o tigre do Zoológico de Cascavel foi um dos mais impactantes do Brasil. Na ocasião, ele se aproximou do animal e, após o ataque, teve seu braço amputado.

(OBemdito com informações CGN)

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais