Foto: PRF
A PRF encerrou ontem (5) a Operação Carnaval 2025, e contabilizou que durante os seis dias de operação, houve nove mortes nas rodovias federais do Paraná. Destas, três ocorreram em colisões traseiras. Em comparação com a operação de 2024, a PRF registrou uma morte a mais.
Houve registro de 122 acidentes durante os seis dias de operação no Paraná, resultando em 144 pessoas feridas e nove pessoas mortas. Nesse sentido, os acidentes com mortos estão associados a fatores humanos, como o excesso de velocidade e a falta de atenção à condução. Em suma, no feriado passado, houve 114 acidentes, 112 pessoas feridas e oito mortes.
Além disso, a colisão traseira foi o acidente mais frequente (51 registros) neste feriado e também o mais letal, representando 33% das mortes. A causa mais frequente de acidentes foi a reação tardia ou ineficiente do condutor (39 acidentes). Todavia, essa não foi a principal causa de mortes, que se atribui ao excesso de velocidade, respondendo por duas mortes.
7.126 condutores foram flagrados em excesso de velocidade. Com a utilização de radares portáteis em locais identificados como de risco ou de frequente abuso de velocidade, a PRF trabalhou com dois objetivos: aplicar a previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de punir os infratores e realizar uma operação presença. Com a ostensividade da fiscalização, a PRF busca que outros condutores repensem seus comportamentos no trânsito, praticando assim uma condução mais segura.
Durante a operação, 10.547 veículos passaram por abordagens e fiscalizações pela PRF no Paraná. Ademais, os agentes fiscalizaram 12.161 pessoas. Além disso, destas, 63 acabaram detidas por crimes diversos, incluindo seis motoristas por dirigirem bêbados. Em continuidade, 179 motoristas receberam multas por dirigirem bêbados e em 79 ocasiões, a PRF flagrou crianças sem a utilização adequada da cadeirinha ou mesmo sem o dispositivo.
*Com dados preliminares em consolidação da PRF
Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…
O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano
Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento
Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio
O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…
PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia
Este site utiliza cookies
Saiba mais