Fotos: IAT
O mutirão do Castrapet passará por quatro cidades da região de Umuarama no mês de março. Os municípios beneficiados são: Douradina, Icaraíma, Nova Olímpia e Tapira. A agenda de março do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (Castrapet Paraná) prevê ações em um total de 26 municípios do Estado.
Esse é o quarto ciclo do Castrapet Paraná, que teve início em novembro de 2024 e vai até abril deste ano. O programa já beneficiou 24.444 animais, entre cães e gatos, em 201 ações. Apenas em fevereiro de 2025, foram realizados 5.817 atendimentos em 36 municípios.
A proposta contempla pets da população de baixa renda, de pessoas vinculadas a organizações da sociedade civil e protetores independentes. O investimento do Governo do Estado apenas nesta fase foi de R$ 9.625.000,00.
Além da esterilização, o mutirão do Castrapet propõe a educação sobre a tutela responsável de cães e gatos, contribuindo para a conscientização ambiental, especialmente entre crianças e adolescentes, um dos requisitos para o município participar do projeto. O Outro é a intensificação da vacinação antirrábica nos animais, visando a promoção da saúde pública.
Para isso, o Governo do Estado fiscaliza as atividades organizadas por todas as cidades parceiras do projeto. O programa ainda oferece palestras sobre zoonoses e orientações sobre vacinação e desvermifugação de animais, coordenados pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Instituto Água e Terra (IAT).
A colaboração se estende a uma rede que une várias ONGs e diversos protetores independentes, todos compartilhando o objetivo de ampliar a conscientização da sociedade em relação aos animais.
A previsão é que o Mutirão do CastraPet alcance, até o final deste ciclo, mais de 107 mil animais de 324 municípios (81% do Estado). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (Sedest) implementou o projeto em 2020. A iniciativa está inserido do Plano Paraná Mais Cidades (PPMC), idealizado pelo Governo do Estado para incentivar o desenvolvimento dos municípios paranaenses.
Para agendar um horário para a castração dos bichinhos, o cidadão deve ir diretamente em um dos pontos determinados pela prefeitura da sua cidade, parceiras do Estado nesta iniciativa.
No momento da inscrição os tutores já receberão todas as orientações sobre o pré e pós-operatório, além de medicamentos para os cuidados após a cirurgia dos pets e aplicação de um microchip eletrônico para identificação do animal.
Confira a agenda de março de atendimentos do Castrapet Paraná:
6/3 – Tijucas do Sul
7/3 – Tijucas do Sul
8/3 – Douradina e Tijucas do Sul
9/3 – Douradina
10/3 – Icaraíma, Assaí, São José dos Pinhais e Nova Olímpia
11/3 – Itaguajé, Sertanópolis e São José dos Pinhais
12/3 – Tapira, Itaguajé, Primeiro de Maio e São José dos Pinhais
13/3 – Santo Inácio, Prado Ferreira e São José dos Pinhais
14/3 – Santa Inês, Guaraci e São José dos Pinhais
15/3 – Santa Inês, Centenário do Sul e São José dos Pinhais
16/3 – São José dos Pinhais
17/3 – Colorado e Pitangueiras
18/3 – Colorado e Sabáudia
19/3 – Santa Fé e Califórnia
20/3 – Flórida
21/3 – Flórida e Sapopema
22/3 – Iguaraçu
23/3 – Munhoz de Mello
24/3 – Astorga
25/3 – Astorga
30/3 – Campina da Lagoa
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais