Umuarama

Granja de Umuarama investe em eficiência na produção de ovos e chega a 500 mil unidades/mês

A produção de ovos na região de Umuarama é um agronegócio que inspira prosperidade, considerando que a demanda é grande e crescente. Tem quem percebeu essa fatia de mercado há muito tempo – há 50 anos, para sermos exatos –, investiu e se deu bem.

Trata-se da granja Harmonia, localizada num sítio de quatro alqueires, na Estrada Jaborandi. Ao longo dessas cinco décadas, o empreendimento familiar dos Pelegrineli viu não apenas seu plantel de aves dobrar, mas também sua produção de ovos mensal alcançar a impressionante marca de 42 mil dúzias.

OBemdito foi conhecer a granja, que reúne, em oito barracões. São 40 mil galinhas poedeiras de boa genética, a maioria branca [da raça Leghorn, originária da Alemanha, considerada a Rainha dos Ovos] e que gera oito empregos diretos.

O empreendimento também se destaca pela estrutura moderna que garante otimização das tarefas. Entre elas, a de alimentar as aves: horários e quantidades são programados no computador e equipamentos ligados ao sistema de automatização servem a ração.

Pai e filho em sintonia: Luiz Antônio e Antônio Pedro num dos barracões da granja

Automação evita desperdício e reduz custos da produção de ovos

Além da eficiência operacional, a automação requer menos mão de obra. “Também evita desperdício de alimento, o que é muito importante para reduzir custo de produção de ovos”, enfatiza o diretor Luiz Antônio Pelegrineli, 50 anos. Luiz conduziu a equipe de OBemdito pela visita à granja e apresentou todos os setores do empreendimento.

Ele está à frente da gestão da empresa desde 2004, quando recebeu do pai, o fundador Antônio Pedro Pelegrineli, 84 anos, essa incumbência. “Meu pai investiu primeiro em ave de corte, mas logo migrou para ave de postura, por perceber que o mercado nesse ramo era bom”, informa.

Segundo ele, o início foi muito trabalhoso, mas o pai conseguiu consolidar o negócio. “Foram anos de muita dedicação”, exclama, com ar nostálgico. E atenta: “Dedicação ainda exige, claro; mesmo diante de tantos investimentos, não dá para descuidar, nunca”.

Granja conta com oito barracões, cada um com quatro linhas de produção

A produção de ovos além dos números expressivos

A boa lucratividade alcançada pelo negócio, que começou numa chácara perto do clube Harmonia [eis a explicação do nome da marca], também é motivo de entusiasmo. “Com a expansão da cidade, compramos esse sítio e mudamos para cá, deixando nossa granja mais funcional e mais bonita… E precisava ser, afinal, é a única por aqui”, orgulha-se.

Para ele, o segredo do êxito da granja Harmonia vai além dos números expressivos da produção de ovos. “O verdadeiro triunfo reside na harmonia que permeia todas as operações porque nós amamos o que fazemos”, afirma. “Cuidamos de nossas aves com carinho e respeito, o que se reflete na qualidade dos ovos que produzimos”, assegura.

Cada barracão abriga cerca de cinco mil galinhas

Tal pai, tal filho

No tour que fizemos pela granja, que ocupa um terreno de dois alqueires, contamos com a companhia do fundador, o seu Antônio Pedro. Ele estava na tulha, onde é feita a ração das aves. Passava das dez horas da manhã.

“Hoje acordei às 5h30; já fiz seis mil quilos de ração”, anunciou, denotando satisfação. Nem foi preciso perguntar se ele gosta do que faz: “Não consigo ficar parado; gosto disso tudo aqui”.

E logo diz que fazer ração é fácil porque “é a máquina que faz”. E explica: “Ela pega o milho e a soja, tritura e despeja no silo e do silo a mistura vai para os barracões, onde estão as galinhas… Não faço força nenhuma”.

“Foi o tempo do baldinho”, acrescenta o filho, rindo. “Eu tinha 6 anos quando comecei a ajudar o meu pai… Levava a ração para as galinhas num baldinho… Não tenho ideia de quantos baldinhos carreguei nessas jornadas… Também ajudava a recolher os ovos”, relembra.

Ao todo, granja conta com cerca de 40 mil galinhas poedeiras

Sem planos para expansão

Toda a produção de ovos da granja Harmonia fica na região: é vendida em supermercados, mercearias e outros estabelecimentos de Umuarama e municípios vizinhos.

Embora o número – 42 mil dúzias/mês – seja expressivo para a empresa, não representa muito quando comparado com a demanda. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do Governo do Estado, representa 19% do que é consumido por aqui.

Ou seja, Umuarama e entorno ‘importam’ mais de 80% do ovo que consome. Espaço para crescer, portanto, há. “Mas isso não faz parte dos nossos objetivos… A vida não é só trabalho, trabalho!”, diz Luiz Antônio.

E justifica: “É gratificante ver o fruto do nosso trabalho sendo apreciado por tantas pessoas! Nosso compromisso, reiterado dia a dia, é com o bem-estar das aves e a excelência na produção de ovos; não temos planos para irmos além disso!”.  

Plantel excelente: maioria das galinhas é da raça Leghorn
Antônio Pedro na tulha da ração: é ele quem coordena os trabalhos nesse setor
Vista aérea da granja, que ocupa metade dos quatro alqueires do sítio
Primeira versão: vista aérea da granja, quando localizada próxima do clube Harmonia
Luiz Antônio em seu escritório: sequência de fotos mostra evolução da granja
Granja gera oito empregos diretos
Graça Milanez

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

7 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

8 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

9 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

10 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

12 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais