Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
O café foi o principal item responsável pela alta de preços no Paraná em janeiro, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A bebida mais consumida pelos brasileiros subiu, em média, 10,23%.
Os dados do Índice Ipardes de Preços Regional foram divulgados nesta terça-feira (11). Percentualmente, o tomate subiu mais: 14,66%. Mas, na avaliação do Ipardes, o café tem um peso maior.
A falta de café no mercado é o que explica a explosão no preço do grão. Sem uma boa colheita, os estoques ficaram reduzidos, e a oferta limitada fez com que o produto custasse mais.
Se compararmos com dezembro de 2024, a média de preços no Paraná teve um leve aumento: 0,67%. Em relação a janeiro de 2024, a taxa é maior: 1,11%.
Já o acumulado dos últimos doze meses mostra que os produtos no estado ficaram, em média, 9,02% mais caros. O ritmo é de queda nos percentuais acumulados, mas os valores ainda chamam a atenção.
Nesse mesmo recorte, o café continua no topo dos itens com maiores altas. De fevereiro do ano passado até agora, a alta acumulada é de 58,95%. Na sequência, vem a laranja-pera, com 35,36%, e o alho, com 32,14%.
Contudo, batata inglesa (-16,83%), pernil suíno (-6,67%) e feijão-preto (-5,01%) foram os itens que registraram as maiores quedas em janeiro. A maior disponibilidade dos produtos nas gôndolas dos supermercados, por conta dos ótimos números de colheita, explica as quedas.
Como é feita a pesquisa do Ipardes?
O Ipardes divulga mensalmente a variação do Índice de Preços Regional – Alimentos e Bebidas, a partir da análise de 35 itens em seis municípios.
Os preços para o cálculo são extraídos de aproximadamente 382 mil registros das Notas Fiscais ao Consumidor Eletrônica (NFC-e), emitidas por 366 estabelecimentos comerciais dos municípios onde é feita a coleta e disponibilizadas pela Receita Estadual do Paraná, respeitando os critérios de sigilo fiscal.
Você pode conferir a pesquisa completa do Ipardes clicando aqui.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais