Brasil

Jovem é preso por dever pensão alimentícia a filho que não existe

Gustavo Ferreira da Silva, de apenas 20 anos e sem filhos, foi preso no Distrito Federal por atrasar o pagamento de pensão alimentícia a um filho que não existe. Ele sequer é casado e, pelo que consta, não andou antecipando a ordem dos fatores. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou nesta quarta-feira (5) que se trata de um erro e que vai investigar as circunstâncias do caso.

A prisão ocorreu em 28 de janeiro, quando Gustavo foi detido com base em um mandado emitido pela Justiça de Minas Gerais. Surpreendentemente, o nome dele não fazia parte do processo que originou o mandado, uma falha descoberta somente em audiência de custódia, após mais de 24 horas de detenção. Gustavo, que descreveu a experiência como “horrível”, também sofreu constrangimento na presença de vizinhos.

O CNJ reconheceu a “gravidade do ocorrido” e anunciou investigações que incluirão a atuação dos magistrados envolvidos e a atualização de dados no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP). A intenção é aprimorar os procedimentos judiciais, corrigindo “inconsistências recorrentes”.

A pensão alimentícia a filho que não existe

O mandado, relacionado a um processo iniciado em 2017 e oriundo de São Paulo, foi emitido por uma Vara de Execuções Penais em Igarapé, MG, apesar de Gustavo nunca ter estado nesses estados. Este fato sugere uma significativa falha na identificação e gerenciamento de dados entre as jurisdições.

Classificado pelo juiz Rômulo Teles, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), como potencial “fraude”, o mandado foi anulado com a emissão do alvará de soltura. O advogado de Gustavo, Marco Silva Barbosa, afirmou a intenção de processar o Estado por danos morais, em decorrência do sofrimento causado pela detenção equivocada.

Leonardo Revesso

Graduado em Direito pela Unipar, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e especializando em Neurociência do Consumo pela ESPM. Tutor da Olívia, da Ludi e da Mila. Está no jornalismo há 27 anos (iniciou aos 15). No OBemdito escreve sobre política e consumo.

Recent Posts

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 minutos ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

52 minutos ago

Escola do Hospital Cemil forma a maior turma de Técnicos em Enfermagem da sua história

Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)

1 hora ago

Diocese de Umuarama anuncia transferências de padres para 2026

Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos

2 horas ago

Senac Umuarama abre inscrições para curso de Técnico em Podologia com vagas gratuitas

Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas

2 horas ago

PRF apreende 40 quilos de drogas em menos de 24 horas na BR-487, em Alto Paraíso

Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais